X

Artigo

Artigo - Alphaville de Santos

Imagine poder andar pela região central toda restaurada, com fachadas novas e bem cuidadas, com um charmoso contraste entre o velho e o sofisticado

Artigo

Publicado em 21/05/2021 às 06:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Silvio Sebastião Pinto, Analista Programador e Escritor / DIVULGAÇÃO

Por Silvio Sebastião Pinto

Eu trabalhei durante muito tempo na Berrini, Faria Lima, Paulista e Alphaville nos últimos 21 anos, criando softwares corporativos, e tem sido uma vida corrida. Exceto, é claro, agora, com a rotina on-line imposta pela pandemia.

Uma característica que une esses lugares à minha rotina é a dificuldade de acesso na maior parte do ano, por conta do excesso de veículos. Quem precisa se deslocar dentro da capital todo dia, em direção a esses pontos concentradores de empresas, gasta em média duas horas para chegar ao trabalho. Então são cerca 80 horas perdidas por mês. A opção é ligar o rádio e relaxar. 

Então eu fiquei imaginando, e se essas empresas resolvessem se mudar para Santos? E se a nossa cidade criasse um centro empresarial, com atrativos fiscais e benefícios financeiros, para trazer para a baixada centenas, milhares de empresas? Poderíamos oferecer o centro velho para um parque de escritórios de grandes empresas, que trariam uma miríade de consumidores todo dia, e não apenas nos finais de semanas e feriados. Muitas dessas empresas contratariam profissionais da região, e os restaurantes, lojas, shoppings e hotéis estariam sempre cheios. O centro poderia ser revitalizado com espigões modernos e se tornar um referencial de polo tecnológico. Imagine poder andar pela região central toda restaurada, com fachadas novas e bem cuidadas, com um charmoso contraste entre o velho e o sofisticado. Santos tem condições para ser uma potência semelhante a Singapura. 

Empresas produtoras de softwares e escritórios administrativos de outras áreas não demandam vastas instalações nem poluem, bastam salas comerciais com boa estrutura de energia elétrica, internet, transporte, comunicação, e isso nós temos.

O acesso à baixada é feito por vias velozes e seguras, e o trajeto seria feito num tempo médio menor, e com certeza uma viagem mais prazerosa. Começar o dia depois de percorrer rodovias largas e fluídas, depois de contemplar as belas paisagens da serra do mar, o verde intenso, o cheiro gostoso da mata e do vento que vem do mar, o sol nascendo no horizonte e a imensidão de águas vistas lá de cima vão fazer cada dia valer a pena, independente do que acontecer no restante do dia. 

É uma possibilidade. Se a cidade quiser podemos, sim, trazer para perto de nós um sem número de empresas que vão gerar inúmeros benefícios. Se a cidade oferecer vantagens a essas empresas as chances de termos aqui um polo de escritórios, um centro produtor e consumidor de tecnologias de grande porte, é real.

* Silvio Sebastião Pinto, analista programador e escritor 
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter