X

Política

Temer confirma a deputado intenção de adiar corte de pastas

O vice-presidente Michel Temer reclamou da pressão que tem sofrido para a composição de uma equipe ministerial

Folhapress

Publicado em 04/05/2016 às 17:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Temer confirma a deputado intenção de adiar corte de pastas / Divulgação

O vice-presidente Michel Temer reclamou da pressão que tem sofrido para a composição de uma equipe ministerial e confirmou que pretende aguardar o possível afastamento definitivo da presidente Dilma Rousseff para reduzir o atual número de pastas.

Segundo o deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), que se reuniu com o vice-presidente nesta quarta-feira (4), o peemedebista disse que não pode cometer o equívoco de extinguir uma estrutura e depois tê-la de recriar.

"Ele disse que, na transição, não quer cometer um equívoco de extinguir uma coisa e depois ter de refazer ou enxertar em algum lugar. E que, como vai assumir provisoriamente, vai aproveitar para ver isso", disse.

"Eu entendi que ele não faria essa redução agora e acho que ele está certo, para não cometer um equívoco só para atender a expectativa da sociedade", acrescentou.

A Folha de S.Paulo antecipou que, pressionado por dirigentes partidários, o peemedebista admite o adiamento do anunciado corte de ministérios. Se antes a disposição era de logo nos primeiros dias reduzir de 32 para 26 o número de pastas, agora ele cogita um prazo máximo de 180 dias para as mudanças.

A justificativa oficial é que Temer não poderia correr o "risco de errar" eliminando, de saída, estruturas importantes para o país. Na prática, o recuo é resultado das resistências que tem encontrado para reduzir espaços entre os partidos que lhe prometem apoio.

Na conversa com Jarbas, Temer disse ao parlamentar que ele era uma exceção ao tê-lo procurado sem interesse em cargos em uma eventual administração.

"Hoje, o quadro é pobre e é importante que ele tenha isso na cabeça. Nós estamos como uma das Câmaras dos Deputados mais pobres de nossa existência", criticou o parlamentar peemedebista.

Ele relatou ainda que fez críticas ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), durante o encontro, mas o vice-presidente "só fez ouvir".

"Eu dei minha opinião a ele de desconforto e reiterei que [Cunha] é uma figura menor e depõe contra a Câmara dos Deputados", disse. "Vamos ver se o STF [Supremo Tribunal Federal] fará o que o Poder Legislativo não fez", acrescentou, em referência ao afastamento do peemedebista do cargo.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

Polícia

Polícia prende homem com veículo usado em crime, em Mongaguá

Policiais Militares identificaram o veículo utilizado no crime, no Jardim Samoa, e pediram a emissão de alerta junto ao sistema de monitoramento de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter