06h : 49min

Conheça o
Caderno + DL

Ler

Assine o Jornal por R$8
por mês no plano atual

AssineLer Jornal

Por 2018, Alckmin reforça ofensiva em evento com prefeitos

A tendência é que o tom do evento seja duro com o presidente da República visto que os prefeitos se sentem "marginalizados" pela União

Comentar
Compartilhar
29 NOV 2016Por Folhapress04h30
Geraldo Alckmin vai participar de um encontro com prefeitos eleitosFoto: Divulgação

Nome do PSDB para a disputa presidencial de 2018, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, vai participar nesta terça-feira (29) de um encontro com prefeitos eleitos que deve tratar de temas incômodos para o governo Michel Temer.

A tendência é que o tom do evento seja duro com o presidente da República visto que os prefeitos se sentem "marginalizados" pela União, que recentemente negociou um pacote de socorro financeiro aos Estados, mas ainda não se comprometeu com os municípios.

Entre as medidas para ajudar os governadores está a liberação de R$ 5,3 bilhões provenientes de parte das multas arrecadadas com o programa de repatriação.

Alckmin, que disputa o posto de presidenciável tucano com o senador Aécio Neves (MG), deve discursar como protagonista do encontro desta terça, que vai tratar de temas como verba da multa da repatriação para municípios, pagamento de precatórios e as tarifas do transporte coletivo.

Organizado pela FNP (Frente Nacional de Prefeitos), o evento em Campinas (SP) deve receber cerca de 100 políticos que assumirão mandatos em capitais e cidades médias a partir de janeiro de 2017, entre eles João Doria (PSDB), de São Paulo, e Marcelo Crivella (PRB), do Rio.

O PSDB é o principal fiador do ajuste fiscal do governo Temer e o maior partido aliado ao presidente. Apesar da aliança, os tucanos têm tratado o governo do peemedebista como "de transição" e disseminado o discurso de que o PSDB é "o melhor caminho" para 2018.

A aparição no evento em Campinas será a terceira de Alckmin em atividades voltadas a prefeitos em menos de uma semana. Na sexta-feira (25), o governador esteve em Brasília com os prefeitos eleitos pelo PSDB e, no sábado (26), com os novos gestores municipais da Bahia, em evento em Salvador.

Colunas

Contraponto

Construtora CredLar