X

Política

Para AGU, pedido de suspeição de Janot não gera desarmonia

Segundo Grace Mendonça, o peemedebista não está extrapolando a sua competência constitucional e tem atuado "dentro da legalidade e da constitucionalidade"

Folhapress

Publicado em 10/08/2017 às 16:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Para AGU, pedido de suspeição de Janot não gera desarmonia / Marcelo Camargo/Agência Brasil/Fotos Públicas

A ministra da AGU (Advocacia-Geral da União), Grace Mendonça, negou nesta quinta-feira (10) que o pedido feito pelo presidente Michel Temer de suspeição do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, gere desarmonia entre os poderes.

Segundo ela, o peemedebista não está extrapolando a sua competência constitucional e tem atuado "dentro da legalidade e da constitucionalidade".

"De forma alguma [gera desarmonia]. É uma atuação do presidente na defesa que ele faz em uma ação específica dele. A nossa Constituição Federal assegura o contraditório e a ampla defesa. E o presidente está atuando estritamente no ambiente da constitucionalidade", disse.

A ministra participou de cerimônia de assinatura de acordos pela AGU (Advocacia-Geral da União) para melhorar a defesa nacional no exterior e diminuir litígios interfederativos.

Mais cedo, na mesma cerimônia, o presidente havia afirmado que a desarmonia entre os poderes públicos é inconstitucional. "Toda vez que há uma desarmonia há uma inconstitucionalidade, ou você presta importância ao sistema montado ou você o destrói", disse.

O embate entre Temer e Janot teve início em maio deste ano, por causa da delação premiada de sete executivos da JBS. O empresário Joesley Batista gravou o presidente no Palácio do Jaburu, áudio que fez parte da colaboração feita com procuradores.

Após as revelações feitas pelo grupo, Janot abriu investigações sobre Temer e o denunciou pelo crime de corrupção passiva -rejeitada pela Câmara. Mais duas denúncias que têm o peemedebista como foco ainda são esperadas: de organização criminosa e obstrução de Justiça.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Praia Grande usa peixe Barrigudinho no combate a dengue; entenda

Município também tem reforçado os trabalhos de nebulização com a máquina pulverizadora acoplada ao carro

Litoral Sul

Ex-prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio é condenado a 10 anos de prisão

Investigação apontou fraudes que desviaram R$ 40 milhões dos cofres públicos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter