X

Política

Maioria dos candidatos a vice-prefeito tem trajetória política

Cenário político em Itanhaém, Praia Grande e Mongaguá tem nomes já conhecidos na política

Rafaella Martinez

Publicado em 05/09/2016 às 10:48

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

No próximo dia 3 de outubro, os mais de 1,3 milhão de eleitores da Baixada Santista vão às urnas durante as eleições municipais de 2016. Além de elegerem os prefeitos e vereadores, um cargo constantemente esquecido e pouco considerado pode mudar os rumos do pleito após os recentes acontecimentos do País: o de vice-prefeito.

Segundo na hierarquia do Executivo municipal, o vice assume a função de titular caso o prefeito precise se ausentar por motivo de viagem ou licença, ou tenha o mandato  cassado. Enquanto o prefeito está em exercício, o vice deve auxiliar na administração, discutindo e definindo em conjunto as melhorias para o município.

A partir desta segunda-feira, o Diário do Litoral traça o perfil dos candidatos a vice-prefeito escolhidos pelos prefeituráveis da Baixada Santista, começando pelas cidades de Itanhaém, Mongaguá e Praia Grande.

Itanhaém

Primeiro candidato do PT à Prefeitura de Itanhaém desde as eleições municipais de 2000, o músico Áureo Bacelar tem como vice na coligação, formada pelo PT, PSL, PDT e PTN, a empresária Marta Lima (PSL). 

Na maior chapa de oposição ao atual prefeito, o advogado Marcelo Strama (PSB) tem como vice na coligação ‘Agora é para mudar’, formada pelo PSB, PP, Rede, PC do B e PMB, a professora e ex-secretária de educação Ivelise Viudes.

Atual prefeito do município, Marco Aurélio Gomes tem como vice para o pleito de 2016 Tiago Cervantes (PSD). Vereador mais votado no pleito de 2012, Cervantes cumpre atualmente seu primeiro mandato na Câmara Municipal. A coligação ‘Itanhaém na melhor direção’ reúne 17 siglas: o PSD, PPS, DEM, PEN, PV, PHS, SD, PSC, PROS, PSDC, PT do B, PSDB, PRP, PMDB, PTB, PRB e PR.

Sem coligações, o Pastor Raimundo Belmiro (PRTB) tem como vice o também pastor e fotógrafo Jonathan dos Santos Moraes. O professor Moacyr, candidato do PSOL, tem como vice a dona de casa Sueli Fitipaldi Medina, de 58 anos.

Mongaguá

 André Bahia, candidato do PTC à Prefeitura de Mongaguá, tem como vice a administradora Cynthia Mota, do mesmo partido.

Jacó Neto (PP) tem como vice na coligação ‘Mongaguá sem medo’, formada pelo PP e pelo PTB, o técnico em edificações e vice na Câmara Municipal Silvio Itaóca. 

Atual prefeito do município, o professor Artur Prócida tem como vice o funcionário público municipal Márcio Melo Gomes, o Márcio Cabeça (PSDB). Ex-vereador, Márcio já assume atualmente o posto de vice-prefeito de Mongaguá. A coligação ‘Mongaguá não pode parar’ conta com a participação de 10 partidos: PSDB, PRTB, PMDB, PPS, PSL, PRP, PV, PC do B, PDT e SD.

Rafael Redó, candidato do DEM à Prefeitura de Mongaguá tem como vice o também vereador Balduino Diniz, o Badu (PSD). A coligação ‘Por uma nova cidade’ une o DEM, PSD, PRB, PSC, PROS, PT do B e o PR.

O vereador Renato Donato, candidato do PSB, tem como vice o doutorando em sustentabilidade da aquicultura e oceanógrafo Fernando Gonçalves (Rede).

Praia Grande. Cinco candidatos disputam uma vaga ao Executivo de Praia Grande. São eles: Carlos Karan (PSD), Jasper (PSOL), Alberto Mourão (PSDT), Ribamar (PSDC) e Rosana Marques (PSL).

A professora da rede municipal Rosana Banzato (PSD) é candidata a a vice-prefeita na chapa de Karan na coligação ‘Coragem para mudar’, que une o PR, o PT e o PSD. A candidata, de 44 anos, ocupou o cargo de subsecretária de gestão pedagógica na cidade.

Sem coligações, o PSOL concorrerá ao pleito de 2016 com o jornalista Jasper à Prefeitura e o servidor público municipal Adriano Roberto Lopes da Silva, o Pixoxó, como vice. O candidato é guarda civil municipal em Praia Grande.

Atual prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão (PSDB) tentará o quinto mandato à frente do Paço Municipal, na coligação ‘Compromisso, trabalho e respeito’ que une 21 partidos: PSDB, PMDB, DEM, PV, PRB, PDT, PC do B, PHS, PPS, PT do B, PTB, PSC, SD, PEN, PRP, PRTB, PMN, PTC, PSB, PROS e PTN.

A chapa tem como vice a professora Maura Lígia (PMDB).  Maura já ocupou os cargos de professora de Educação Infantil e secretária de Educação.  A educadora atualmente é a prefeita em exercício de Praia Grande, após Mourão se licenciar do cargo para concorrer ao pleito.

Do PSDC, o candidato Ribamar tem como vice o empresário Osvaldo Rezende, também integrante do partido. Já a candidata Rosana Marques, do PSL, tem como vice o empresário Helder Franco de Jesus.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Caminhão bate em árvore e tomba no Morro Santa Teresinha em Santos; veja vídeo

Causa do acidente ainda está sendo investigada. Motorista ficou ferido e precisou ser socorrido

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter