X

Política

Justiça afasta comando da Câmara Legislativa do DF

Celina Leão (PPS), então presidente da Casa, e demais membros da Mesa Diretora -os suplentes Raimundo Ribeiro (PPS), Júlio César (PRB) e Bispo Renato Andrade (PR)-, foram afastados

Folhapress

Publicado em 23/08/2016 às 18:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal afastou a Mesa Diretora da Câmara Legislativa na manhã desta terça-feira (23) / Divulgação

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal afastou a Mesa Diretora da Câmara Legislativa na manhã desta terça-feira (23).

Celina Leão (PPS), então presidente da Casa, e demais membros da Mesa Diretora -os suplentes Raimundo Ribeiro (PPS), Júlio César (PRB) e Bispo Renato Andrade (PR)-, foram afastados.

Eles são suspeitos de participar de um suposto esquema de pagamento de propina em contratos da UTI, conhecido como "UTIgate". Apesar do afastamento -enquanto durarem as investigações-, eles mantêm o mandato.

As denúncias foram feitas por Liliane Roriz (PTB), ex-vice-presidente da Câmara. A deputada entregou ao Ministério Público gravações que teriam revelado participação dos investigados em um suposto esquema de corrupção, envolvendo o desvio de R$ 30 milhões de sobras orçamentárias, originalmente destinados a serviços na área da saúde.

Em ação da Operação Dracon, a Polícia Civil cumpriu nesta terça 14 mandados de busca e apreensão e oito de condução coercitiva na Câmara Legislativa do Distrito Federal e nas residências dos suspeitos.

O servidor Alexandre Braga Ciqueira, o ex-servidor Valério Neves Campos e o ex-presidente do Fundo de Saúde do Distrito Federal, Ricardo Cardoso dos Santos, são também alvos da investigação.

Quem assume a presidência da Câmara é o deputado Juarezão (PSB), eleito o novo vice-presidente da Câmara na última segunda (22), já que o cargo estava vacante desde a renúncia de Liliane, no dia 17.

Com o afastamento de Celina, Juarezão se torna o presidente interino até que as investigações terminem. Os deputados Agaciel Maia (PR), Lira (PHS) e Rodrigo Delmasso (PTN) substituem os outros afastados da Mesa.

A assessoria de Celina Leão foi procurada e ainda não se pronunciou.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Live internacional apresenta plano de ação santista para a Agenda 2030

Conversa se aprofundará na última das 17 bandeiras da Agenda 2030, que aborda Parcerias e Meios de Implementação

Praia Grande

Funcionários são assaltados durante o expediente, em Praia Grande; VEJA O VÍDEO

Crime ocorreu na tarde desta terça-feira (7)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter