X

Mundo

Trump afirma que 'problema' com Coreia do Norte 'será resolvido'

Além disso, Trump e Abe acordaram que suas respectivas equipes colaborarão para identificar e punir 'entidades que apoiam os programas de mísseis e nuclear da Coreia do Norte'

Agência Brasil

Publicado em 26/05/2017 às 23:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

É um grande problema, um problema do mundo", disse Trump, acrescentando que o mesmo "será resolvido em algum momento" / Associated Press

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (26), ao início de uma reunião bilateral com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, que o "grande problema" da ameaça nuclear e das provocações da Coreia do Norte "será resolvido",

Nessa reunião, que ocorreu antes da Cúpula do G7 da cidade siciliana de Taormina na qual ambos  participam, Trump e Abe abordaram a questã norte-coreana. "É um grande problema, um problema do mundo", disse Trump, acrescentando que o mesmo "será resolvido em algum momento".

Segundo um comunicado emitido pela Casa Branca após o encontro, Trump disse em presença de Abe que os EUA trabalharão com o Japão e a Coreia do Sul "para aumentar a pressão sobre a Coreia do Norte" e demonstrar que o atual caminho de provocações de Pyongyang "não é sustentável".

Além disso, Trump e Abe acordaram que suas respectivas equipes colaborarão para identificar e punir "entidades que apoiam os programas de mísseis e nuclear da Coreia do Norte ".

Trump insistiu em deixar aberta a porta para uma ação militar contra o regime de Pyongyang, ainda que tenha evidenciado que prefere uma solução diplomática, e expressou sua confiança na mediação do presidente chinês, Xi Jinping, para acalmar as tensões.

Sob condições

No começo de maio, Trump chegou a dizer que estava disposto a se reunir com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, "sob as circunstâncias adequadas", ainda que o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, tenha dito depois que as condições para que esse encontro seja possível não existem atualmente.

Em uma recente conversa telefônica com o presidente da Filipinas, Rodrigo Duterte, Trump chamou o líder norte-coreano de "louco com bombas nucleares", segundo uma transcrição da ligação obtida pelo jornal The Washington Post.

Durante essa ligação, Trump pediu a Duterte sua opinião sobre o comportamento de Kim para saber se o norte-coreano era "estável ou não" e também expressou certa satisfação pelo fracasso dos testes de mísseis lançados por Pyongyang.

Trump, Abe e os outros líderes que participam hoje da Cúpula do G7 abordarão a ameaça norte-coreana, entre outros assuntos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter