Promo DL

Presidente mexicano alerta que pode haver outro forte tremor em menos de 24h

Em declarações à emissora 'Televisa', Peña Nieto disse que 'será necessário ser mais do que atento'

Comentar
Compartilhar
08 SET 2017Por Agência Brasil15h01
Prédios de Oaxaca danificados após o México ter sido fortemente sacudido por um terremoto de 8,4 pontos de magnitude na escala RichterFoto: Mario Arturo Martinez/EPA/Lusa/direitos reservados

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, advertiu à população, nesta sexta-feira, ser provável que nas próximas 24 horas aconteça uma forte réplica do terremoto de magnitude de 8,4 na escala de Richter, ainda que de "um grau menor". Informação da EFE.

Em declarações à emissora "Televisa", Peña Nieto disse que "será necessário ser mais do que atento", já que a réplica pode superar a magnitude de 7, após lembrar que em 1985 ocorreu uma réplica muito potente de 7,5 graus, no dia seguinte ao primeiro terremoto de magnitude 8,1, no dia 19 de setembro.

Ele disse que até agora o alerta de tsunami no estado de Chiapas, onde foi registrado o epicentro do terremoto ontem à noite, "não representa um risco maior", e considerou que 50 milhões de pessoas devem ter sentido em várias partes do país.

O presidente apontou que esse foi um terremoto maior que o de 8,1 na escala Richter, de setembro de 1985, que deixou milhares de mortos, mas enfatizou que a cultura de proteção civil avançou desde então.

Ele ressaltou que o último terremoto de magnitude similar ao da noite de ontem aconteceu em 1932.

Além disso, também pediu à população que façam uma revisão em suas casas para haver se há algum dano. EFE

Colunas

Contraponto