X

Mundo

Ministros da Defesa da Otan se reúnem para tratar de segurança internacional

A reunião do Conselho do Atlântico Norte, ocorrerá em Bruxelas e vai dar seguimento às decisões tomadas na última cimeira da Otan, em julho

Agência Brasil

Publicado em 24/10/2016 às 16:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A reunião do Conselho do Atlântico Norte, ocorrerá em Bruxelas e vai dar seguimento às decisões tomadas na última cimeira da Otan, em julho / Divulgação

Os ministros da Defesa da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) se reúnem na quarta e quinta-feira na reunião de cúpula de ministros da Defesa, para discutir o ambiente de segurança internacional, quando os conflitos na Síria, Iraque e Ucrânia dominam as preocupações da Aliança.

A reunião do Conselho do Atlântico Norte, ocorrerá em Bruxelas e vai dar seguimento às decisões tomadas na última cimeira da Otan, em julho, entre as quais o envio de uma força para o Iraque, com o que Portugal já se comprometeu.

O ministro português da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, afirmou que Portugal está disponível para integrar a missão da Otan no Iraque para ajudar a combater o grupo terrorista autodenominado Estado Islâmico.

As relações Otan-União Europeia, ainda marcadas pelo anúncio da saída do Reino Unido, um dos principais parceiros da Aliança, do bloco europeu, deverão também estar na agenda.

A projeção de estabilidade e o atual ambiente de segurança internacional estão também entre os grandes temas em discussão no Conselho do Atlântico Norte, na qual estarão presentes os 28 ministros da Defesa da aliança.

A intervenção de Moscovo no conflito ucraniano e o apoio russo aos separatistas no leste daquele país do ex-bloco soviético preocupam a Aliança Atlântica que, na cimeira de Varsóvia, decidiu enviar quatro batalhões para os países com fronteiras com a Rússia, nomeadamente os estados bálticos (Letônia, Lituânia e Estônia) e a Polônia.

A par do reforço anunciado, os russos têm aumentado a presença militar junto à sua fronteira ocidental.

Os 28 ministros da Defesa da Otan poderão adiantar a discussão sobre a missão da Aliança no Iraque, onde decorre uma grande operação militar iraquiana e curda para desalojar os extremistas do grupo Estado Islâmico de um dos seus bastiões, a cidade de Mossul.

O envolvimento da Rússia na guerra civil na Síria tem também dominado as preocupações dos parceiros da Aliança Atlântica, cujo secretário-geral, Jens Stoltenberg, afirmou na semana passada estar preocupado que a aproximação de uma frota naval que inclui o porta-aviões russo signifique uma possível escalada da intervenção militar russa.

A Rússia, que apoia o presidente sírio, Bashar al-Assad, tem atacado posições de grupos rebeldes hostis ao regime de Damasco.

A Otan debate ainda o que fazer para apoiar a Turquia na gestão do fluxo de centenas de milhares de refugiados que saem da Síria para escapar ao conflito que dilacera aquele país.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Caminhão bate em árvore e tomba no Morro Santa Teresinha em Santos; veja vídeo

Causa do acidente ainda está sendo investigada. Motorista ficou ferido e precisou ser socorrido

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter