X

Mundo

Massacre em Santa Fé já é o quarto com mais mortes nos EUA em 20 anos

O levantamento foi realizado com base em dados levantados regularmente pelo jornal The Washington Post e que tem números desde 1999

Folhapress

Publicado em 18/05/2018 às 16:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Ao menos 10 pessoas morreram no atentado de hoje / Associated Press

Caso as dez mortes na escola de Santa Fé, no Texas, sejam confirmadas, esse será o quarto pior caso de tiroteio em massa em uma escola americana desde pelo menos 1999.

As mortes na Santa Fe High School, colégio com cerca de 1.400 alunos e que fica no município de mesmo nome, só ficariam atrás dos massacres nas escolas Sandy Hook, em Newtown, (26 assassinados em 2012), Marjory Stoneman Douglas, em Parkland (17 em fevereiro deste ano), e Columbine, em Littleton (13 em 1999).

O levantamento foi realizado com base em dados levantados regularmente pelo jornal The Washington Post e que tem números desde 1999 -são 219 casos desde 1999, sem contar os números de Santa Fé.

E 2018, mesmo só com cinco meses, já iguala o número de tiroteios em escolas americanas com 2014 (o ano todo): 16. A seguir nos recordes está 2006, com 15 casos.

É preciso ressaltar, no entanto, que a grande maioria dos casos (161) não houve mortes -os dados não levam em conta o atirador. Em 48 ocorrências houve uma morte.

No caso de Santa Fé, cidade de 13 mil habitantes que fica próxima de Houston, o número de mortos ainda pode crescer, segundo o xerife local, Ed Gonzales.

Maiores atentados a tiros em escolas nos EUA

Em escolas de ensino infantil, fundamental e médio, desde 1999

- Newtown, Connecticut (2012)
27 mortos
Adam Lanza, 20, ataca escola de ensino fundamental Sandy Hook; entre os mortos há 20 crianças

- Parkland, Flórida (2018)
17 mortos
O ex-aluno Nikolas Cruz, 19, abre fogo dentro de escola de ensino médio e mata alunos e professores

- Columbine, Colorado (1999)
13 mortos
Os alunos Eric Harris e Dylan Klebold invadem escola armados com espingardas e armas semi-automáticas e matam colegas e professores

- Red Lake, Minnesota (2005)
9 mortos
O ex-aluno Jeffrey Weise mata seu avô e a namorada dele antes de invadir escola, onde mata sete alunos usando uma pistola e uma espingarda

- Nickel Mines, Pensilvânia (2006)
?5 mortos
Charles Roberts, 32, invade escola Amish e mata cinco alunas a tiros

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira o resultado da Mega-Sena no concurso 2717, nesta quinta (25)

O prêmio é de R$ 6.000.000,00

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter