X

Cultura

Mulherio transforma Guarujá em capital da literatura feminina

Mulheres escritoras de todo o país estarão reunidas na cidade discutindo literatura e realizando uma intensa programação cultural gratuita para todo o público

Rafaella Martinez

Publicado em 29/10/2018 às 09:29

Atualizado em 29/10/2018 às 09:29

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Mulherio transforma Guarujá em capital da literatura feminina / Adriano Franco / Divulgação

Com quantas mulheres se faz um dos mais importantes eventos de literatura feminino do Brasil? A resposta virá em forma de um verdadeiro Mulherio das letras que aporta entre os dias 2 e 4 em Guarujá. Mulheres escritoras de todo o país estarão reunidas na cidade discutindo literatura e realizando uma intensa programação cultural gratuita para todo o público.

Encabeçado por Conceição Evaristo, Maria Valéria e Susana Ventura entre outras autoras que participavam da FLIP e tinham o desejo de ampliar o espaço feminino na literatura, a segunda edição do evento contará com exposições e lançamentos de livros.

“Tudo começou em um grupo de facebook para que as mulheres escritoras pudessem trocar experiências sobre suas ideias e as realidades locais. Há pouca participação feminina nos grandes festivais de literatura e até mesmo em sala de aula os alunos leem pouco as obras femininas. Hoje esse grupo já soma mais de seis mil mulheres e esse será nosso segundo encontro”, destaca Vanessa Ratton, uma das organizadoras do encontro.

O primeiro encontro aconteceu em João Pessoa no ano passado e reuniu mais de trezentas escritoras de todo o Brasil. Para a edição de 2018 já estão confirmadas centenas de participantes. “O Mulherio é o grande momento onde ouvimos a voz feminina e circulamos entre ela. As mulheres fazem uma literatura diferente, mas não menos importante. Temos mulheres de todas as etnias e classes sociais e respeitamos o lugar de fala de cada uma, em roda e com muita troca”, conta.

Este ano, a Prefeitura de Guarujá, através da Secretaria de Cultura, abraçou o evento que terá teatro, saraus, música, lançamento de livros, oficinas e muito debate. A escritora Pagu foi a escolhida para ser a homenageada deste ano, com mesas de debate acadêmico sobre sua obra.  Todo o evento acontecerá no Teatro Procópio Ferreira (av. D.Pedro I, 350, Enseada), no Colégio Dirce Valério (ao lado teatro) e no Russi (Av. Miguel Stephano, 1739, Praia da Enseada). O Mulherio integra ainda a premiação dos vencedores do tradicional concurso ‘Pérolas da Literatura’, que acontece no dia 2 de novembro, às 18h30, também no teatro municipal.

“O mais importante nesse encontro é notar que apesar das dificuldades o mercado de produção está ativo.

Se mão consegue lançar um livro sozinha, a mulher se une com outras e lançam no coletivo. É uma união que traduz o significado da palavra sororidade”, ­completa Vanessa.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Melhor pizzaria da América Latina está em São Paulo; saiba qual

Ranking com 50 as melhores pizzarias do Brasil e dos países vizinhos tem oito pizzarias na Capital Paulista; confira a lista completa

Cotidiano

Caminhão bate em árvore e tomba no Morro Santa Teresinha em Santos; veja vídeo

Causa do acidente ainda está sendo investigada. Motorista ficou ferido e precisou ser socorrido

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter