X

Cotidiano

Raio-X DL Saúde: Mongaguá tem melhora, mas há demora no atendimento

Cidade reabriu setores no hospital e maternidade municipal e obras da UPA estão em fase de acabamento

Publicado em 25/07/2016 às 11:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Segundo Prefeitura, pronto-socorro trabalha para organizar atendimentos de acordo com a gravidade / Matheus Tagé/DL

Mongaguá teve melhoras na área da saúde nos últimos anos, mas ainda convive com alguns problemas como a demora no atendimento em algumas unidades.

O Diário do Litoral esteve no Pronto-Socorro (PS) Central, no bairro Vera Cruz e no Hospital e Maternidade Municipal Doutora Adoniran Correa Campos para conversar com munícipes.
No PS, a principal reclamação está na demora para o atendimento. “Os funcionários não têm culpa, são atenciosos, mas quando está com bastante gente, o atendimento demora. Já esperei por três horas para ser atendida”, comentou Roberta Santos. 

Sobre o caso, a Prefeitura de Mongaguá respondeu que trabalha para atender a população da melhor forma possível, por isso investe na estrutura do PS, contrata equipes de apoio e médicos. Dependendo da demanda, caso ela ultrapasse o normal de um dia de trabalho, o tempo para o atendimento pode ser maior, da mesma forma que em uma unidade particular. 

A Administração Municipal também disse que tudo depende da quantidade de pessoas que procuram a unidade em determinado horário. A Administração garantiu que trabalha para organizar os pacientes de acordo com a gravidade de cada caso, agilizando o atendimento de quem precisa de maior atenção no momento.

O PS Vera Cruz conta com 14 médicos, que trabalham em escala. Em 2015, a unidade realizou 77.249 atendimentos. Em junho deste ano, foram 5.817 atendimentos.

Além disso, a Prefeitura ainda explicou que há serviços regulares de manutenção da unidade, aquisição de mobiliários e equipamentos, conquista de novas ambulâncias, contratação de equipes de apoio e de médicos. A Administração ressaltou que os investimentos são superiores ao que é preconizado pela Constituição Federal (15%) 

De acordo com a Prefeitura, em 2012, Mongaguá contava com uma ambulância, enquanto em 2016 passou este número para seis ­ambulâncias.

Em junho, a Prefeitura de Mongaguá entregou à população alas reformadas do hospital e maternidade municipal.

As intervenções tiveram foco, principalmente, na ala da maternidade e na recuperação de salas que estavam abandonadas desde que um incêndio atingiu o local, em 2012.

Segundo a Administração Municipal, o local opera assistindo às gestantes. Porém, dependendo dos casos, as pacientes são encaminhadas para as unidades hospitalares de referência da região (Itanhaém ou Praia Grande). Com relação ao Centro Cirúrgico, a Administração Municipal estabeleceu tratativas junto ao Governo do Estado, por meio do Departamento Regional de Saúde (DRS) IV, a fim de que o setor funcione adequadamente, já que os custos mensais são notoriamente expressivos.

Atualmente, o hospital e maternidade possui 40 médicos (12 ambulatoriais e 28 plantonistas), e possui uma média de 7 mil atendimentos por mês, abrangendo abrangendo as áreas de pediatria, cardiologia, endoscopia, ginecologia, ortopedia, psiquiatria, ultrassonografia e ­vascular.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Melhor pizzaria da América Latina está em São Paulo; saiba qual

Ranking com 50 as melhores pizzarias do Brasil e dos países vizinhos tem oito pizzarias na Capital Paulista; confira a lista completa

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter