X

Saúde

Vacinação contra a gripe é prorrogada até o final de maio no Estado de SP

A iniciativa é da Secretaria Estadual da Saúde, que resolveu bancar com recursos próprios mais 1,94 milhão de doses para imunização do público-alvo

Folhapress

Publicado em 20/05/2016 às 17:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Vacinação contra a gripe é prorrogada até o final de maio no Estado de SP / Divulgação

A campanha de vacinação contra a gripe, que acabaria nesta sexta-feira (20), foi prorrogada no Estado de São Paulo até o dia 31 de maio. A iniciativa é da Secretaria Estadual da Saúde, que resolveu bancar com recursos próprios mais 1,94 milhão de doses para imunização do público-alvo: crianças de até 5 anos, idosos, grávidas e pessoas com doenças crônicas.

Na quinta-feira (19), a secretaria já tinha anunciado que iria garantir a segunda dose da vacina para crianças que precisam de duas para estarem imunizadas -aquelas com mais de seis meses que estão recebendo a vacina da gripe pela primeira vez. A medida da pasta levou em consideração queixas de usuários de postos de saúde de falta da vacina mesmo antes do fim da campanha oficial.

De acordo com a secretaria, "todas as regiões do Estado serão beneficiadas, porém, serão priorizados os municípios que ainda não atingiram a meta de imunizar 80% do público-alvo". Embora a capital tenha atingido marca acima do plano (99,3%), 705.000 doses serão destinadas para a cidade e para a Grande São Paulo.

As aplicações começam na segunda-feira (23). Desde o dia 4 de abril, cerca de 10,1 milhões de pessoas já foram imunizadas contra a gripe no Estado. A meta visava vacinar 9,5 milhões de paulistas.

A vacina aplicada na rede pública é a trivalente, que protege contra três tipos do vírus, inclusive o H1N1, o que tem causado mais problemas de saúde na população. Na rede particular, que cobra, em média, R$ 150 pela vacina, a imunização costuma ser tetravalente, protegendo contra quatro vírus.

Segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, o país registrou até agora 2.375 contaminações por influenza A (H1N1), sendo 470 óbitos. Em São Paulo foram 1.209 vítimas da gripe A, com 233 mortes.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Portadores de burnout têm benefícios assegurados pela lei trabalhista

Segundo especialista, mediante avaliação de perícia médica, empregado pode se desligar indiretamente da empresa

Nacional

Sem custo! Correios transporta doações ao RS de forma gratuita

Somado a isto, o próprio Correios vai doar utilize os domésticos e roupas da sua base de refugo

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter