X

Saúde

UPA será fechada para reforma em Peruíbe

As obras devem começar na segunda quinzena de novembro. O atendimento à população será transferido para a Maternidade Municipal

Nayara Martins

Publicado em 29/10/2023 às 07:00

Atualizado em 29/10/2023 às 11:03

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A partir de domingo (29), o atendimento da pediatria já passará a ser atendido no prédio do antigo hospital e pronto socorro, onde hoje funciona a Secretaria de Saúde, a Usafa do centro e a Maternidade, em Peruíbe / Nair Bueno/DL

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Peruíbe vai ser fechada para passar por obras de reforma. A afirmação é da secretária municipal de Saúde Ana Paula Cardoso. A previsão é de ser fechada ao público na segunda quinzena de novembro, para o início das obras. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A secretária garante que o atendimento não vai ser prejudicado e será transferido para o prédio da Maternidade Municipal. Diz que a reforma é necessária porque a estrutura física do prédio está em precárias condições. 

E que a UPA já funciona no local desde 2012, mas essa é a primeira vez que haverá uma reforma geral. A previsão de conclusão das obras na UPA é para o mês de junho de 2024.

“É um desejo antigo de realizar essa reforma, mas dependemos de recursos para a execução da obra. Conseguimos as verbas por meio de duas emendas parlamentares estaduais e, ainda, a complementação do tesouro municipal”. 

O processo licitatório para a escolha da empresa responsável pela obra deve acontecer na próxima quarta-feira, 1º de novembro. 

A secretária cita que, entre as obras mais urgentes, está a troca do piso na parte interna e na recepção. E que não há como fazer a troca do piso no local junto com o atendimento de pacientes, que funciona 24 horas.

Também haverá serviços de recuperação na parte hidráulica nos banheiros da Unidade. Além da troca de uma cobertura no corredor interno que está com infiltração e será trocada.

Pediatria 

A partir deste domingo (29), o atendimento da pediatria já passará a ser atendido no prédio do antigo hospital e pronto socorro, onde hoje funciona a Secretaria de Saúde, a Usafa do centro e a Maternidade.  

“É um antigo desejo da população em garantir uma entrada separada da pediatria dos demais pacientes. Com a obra, a recepção e o atendimento das crianças vai ser feito em local separado, e ainda, o setor de repouso pediátrico, o que será mais confortável e seguro”, relata.

O atendimento à população da UPA será transferido para a maternidade municipal. Conforme a secretária, a Maternidade funciona onde já funcionava o Hospital e o Pronto Atendimento. 

“No local já estão os gases medicinais e toda uma rede preparada, com sala para triagem, enfermaria, banheiros, uma espaço adequado para atendimento aos pacientes”. 

Ela garante que não haverá prejuízo ao atendimento às gestantes, já que vão continuar com um pronto atendimento ginecológico obstétrico, em uma ala separada da UPA. “Vamos transferir os partos para as maternidades referências da região, localizadas em Itanhaém ou em Praia Grande”, ressalta. 

Segundo Ana Paula, as obras estão previstas para começar em novembro, antes da temporada de verão, para que o atendimento durante esse período de aumento de pacientes não seja prejudicado.

“É muito arriscado esperar passar a temporada de verão. A ideia é fazer essa transferência agora para garantir o bom atendimento”, salienta.

A média de atendimentos é de 480 pacientes ao dia, na UPA. E na maternidade são de 15 a 20 atendimentos por dia, conforme a secretária.

Hospital 

As obras para a construção do Hospital Municipal de Peruíbe, que se estão em andamento, também estão previstas para serem concluídas em junho de 2024. O Hospital terá capacidade para atender com 58 leitos. 

“A Maternidade também já está prevista para começar a funcionar no prédio novo do Hospital, em junho de 2024, no término da obra”, lembra.

A secretária diz que já existem estudos para avaliar como será o reaproveitamento do prédio onde está a Maternidade, mas ainda não está definido o que vai funcionar.

Outro novo prédio que está sendo construído é o do Ambulatório de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Amffito) que vai ter, pela primeira vez, uma estrutura acessível. A previsão é de ser concluído em fevereiro de 2024. Hoje, o serviço está funcionando em um prédio alugado, onde está limitado o atendimento. 

O Hospital Municipal, a Maternidade e o Amfitto devem funcionar no “Quarteirão da Saúde”, no bairro Parque D´Aville, em Peruíbe.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

A ficha caiu! Polícia apreende 10 máquinas caça-níqueis em Santos

Ocorrência aconteceu na Rua Liberdade, no Bairro do Boqueirão

Cotidiano

Projeto do túnel Santos-Guarujá sofre alterações e incluirá o VLT; veja detalhes

Uma das modificações é a inclusão dos trilhos do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Veja mais detalhes abaixo.

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter