X

AVANÇO

Teste PCR pode ajudar a conter a resistência aos antibióticos

Testagem rápida, como a trazida ao Brasil pela QIAGEN, detecta em até uma hora os agentes causadores de diferentes infecções e ajudam na administração correta dos medicamentos

Da Reportagem

Publicado em 23/12/2023 às 20:27

Atualizado em 24/12/2023 às 09:49

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O índice crescente das contaminações pelas superbactérias, resistentes aos mais avançados tratamentos disponíveis, configuram uma preocupação global / Pexels - Edward Jenner

O índice crescente das contaminações pelas superbactérias, resistentes aos mais avançados tratamentos disponíveis, configuram uma preocupação global. Até 2050, de acordo com o estudo Review on Antimicrobial Resistance, encomendado pelo governo britânico, esses microrganismos podem ser responsáveis por 10 milhões de mortes anuais em todo o mundo. Com essa resistência adquirida, especialmente, pelo uso indiscriminado de antibióticos, os testes sindrômicos realizados por meio de PCR em tempo real, como o QIAstat-Dx, trazido ao Brasil pela QIAGEN, podem contribuir diretamente para a reversão deste cenário.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.


Ao identificar, em até uma hora, diferentes agentes causadores de sintomas respiratórios, gastrointestinais e até mesmo os casos de suspeita de meningite, as soluções de testagem sindrômicas conseguem diferenciar os principais patógenos entre bactérias, vírus e fungos, indicando, inclusive, quando a infecção é causada por mais de um agente ao mesmo tempo, aponta Allan Richard Gomes Munford, gerente regional LATAM de Marketing para Diagnósticos Sindrômicos da QIAGEN. 

“A promoção de diagnósticos rápidos, que ajudem a reduzir o uso desnecessário de antibióticos, está entre as principais estratégias para conter a evolução desses microrganismos e é uma das principais vantagens oferecidas por esses exames”, explica Munford.

Como são feitos os testes sindrômicos

Teste como o QIAstat-Dx, utilizam a metodologia de PCR em tempo real para identificar diretamente o DNA ou RNA do agente causador da doença. Eles apresentam diferentes painéis de análise, voltados às infecções respiratórias, gastrointestinais e de meningites. Segundo Munford, de acordo com a conduta clínica para cada caso e sintoma, a testagem é feita de maneira diferente.

“Para as infecções respiratórias, onde são detectados 23 patógenos, é feito o diagnóstico direto de amostras de swab nasofaríngeo. Em casos de gastroenterites, são identificados até 22 causadores da doença, por meio da coleta de fezes convencional. Já no caso das meningites, 15 diferentes agentes podem ser detectados, por meio de uma coleta do líquido cefalorraquidiano, a partir de uma punção na lombar”, explica o executivo.

Munford ainda ressalta que nos casos em que o paciente esteja infectado por um vírus, por exemplo, a administração de antibióticos não é indicada. Já em casos bacterianos, o uso precoce do medicamento correto pode evitar as sequelas e a redução dos casos fatais. 

“Esses testes identificam exatamente o causador da infecção, por isso, nos casos em que os antibióticos são prescritos sem essa certeza, muitas vezes, o paciente pode ser direcionado a um tratamento que não surtirá efeito e, ainda, poderá contribuir para a resistência bacteriana. A eficácia e precisão desses exames ajudam a diminuir o tempo de permanência do paciente na unidade de saúde, reduzem as internações e, consequentemente, a exposição dessas pessoas a outros patógenos presentes no ambiente hospitalar”, conclui o executivo.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Praiamar Shopping contará com apresentações musicais no Dia das Mães

Show da Banda Sapato Velho, cover do Roupa Nova, abre a programação na sexta-feira (3)

Cotidiano

Com facão e motoserra, dupla é detida cortando árvore em São Vicente

Eles não tinham a documentação necessária para fazer isso

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter