X

Saúde

Mais de 816 mil meninas já foram vacinadas contra HPV em São Paulo

O número supera a meta prevista para o estado, que era imunizar 808 mil meninas de 11 a 13 anos. A vacina está disponível nos postos de saúde durante todo o ano

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 11/04/2014 às 18:09

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

No primeiro mês de vacinação contra HPV, período em que o Ministério da Saúde realizou mobilização junto às escolas públicas e privadas, São Paulo superou a meta estipulada para o estado que era de 808.318 (80% das meninas na faixa etária de 11 a 13 anos). Já foram vacinadas 816.238 meninas. Em todo o país, mais de 3,4 milhões de meninas já foram imunizadas contra o vírus. O quantitativo representa 83% da meta que é vacinar 4,1 milhões de adolescentes na faixa etária de 11 a 13 anos, até o final do ano. 

Na segunda etapa, que inicia nesta sexta-feira (11) o foco será nos postos de saúde. Durante todo o ano, a vacina contra HPV estará disponível nas 36 mil salas espalhadas pelo país.

Utilizada na prevenção do câncer do colo do útero, a vacina passou a ser ofertada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas de 11 a 13 anos em 10 de março. O esquema de vacinação é composto por três doses: a segunda será aplicada com intervalo de seis meses e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose. Em 2015, serão vacinadas as adolescentes de 9 a 11 anos e, em 2016, começam a ser imunizadas as meninas que completam 9 anos.

São Paulo superou a meta estipulada para o estado que era de 808.318 meninas vacinadas (Foto: Divulgação/PMC)

“Este quantitativo de crianças vacinadas, em apenas um mês, é resultado do esforço de estados e municípios que seguiram a recomendação do Ministério e realizaram a mobilização nas escolas”, ressaltou o ministro da Saúde, Arthur Chioro. Segundo o ministro, como a estratégia deve continuar em algumas escolas, é importante que pais e responsáveis se informem sobre até quando deve prosseguir a vacinação.

Para o primeiro ano, o Ministério da Saúde adquiriu 15 milhões de doses. A vacina utilizada é a quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos (6, 11, 16 e 18) do HPV, com eficácia de 98%. Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo.

A vacinação é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. Ela não substitui a realização do exame preventivo nem o uso do preservativo nas relações sexuais. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos negativos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

TEMPORAIS NO SUL

Rio Grande do Sul registra 55 mortes pelas chuvas; Lula vai ao estado

Mais cedo, o governo gaúcho chegou a dizer que havia 57 mortos, mas depois retificou a informação

ENTENDA

Bolsonaro tem alta após ser internado às pressas em Manaus

Bolsonaro foi a Manaus participar de um evento do PL Mulher, ala presidida pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter