X

Saúde

Inverno aumenta riscos de doenças alérgicas

Com o ar mais seco, a incidência de outras doenças, como asma, rinite e sinusite é maior e seus sintomas podem se confundir com os da Covid-19

Da Reportagem

Publicado em 09/07/2020 às 08:08

Atualizado em 10/07/2020 às 14:07

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

No caso de pessoas que já tenham asma ou rinite, é muito importante mantê-las sob controle / DIVULGAÇÃO

Por Vanessa Zampronho

A luz amarela se acende quando começamos a tossir ou espirrar, e não é para menos. Com a pandemia, associamos esses sinais aos do coronavírus. Ainda mais nessa época do ano, quando outras doenças como a asma, rinite e sinusite são mais comuns – e a confusão é quase automática.

“A Covid-19 e as alergias respiratórias têm sintomas similares, como a coriza, os espirros, tosse, que pode confundir uma doença com a outra. Mas na Covid-19 há a febre, diarreia e dores no corpo, que não fazem parte de crises de rinite, nem de asma”, explica o médico Pedro Francisco Giavina Bianchi Jr., presidente da Regional São Paulo da Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia).

No caso de pessoas que já tenham asma ou rinite, é muito importante mantê-las sob controle, para evitar que crises graves as levem ao pronto-socorro – e assim, correr mais riscos de se contaminar pelo coronavírus. Mas como saber quando é uma ou outra doença?

Bianchi explica que a asma e a rinite, na grande maioria dos casos, têm fundo alérgico que, na maior parte das vezes, têm origem genética. Em pessoas não-alérgicas, a exposição do corpo a pelos de animais, ácaros, pólen, mofo, por exemplo, não causa grandes estragos. Mas para um alérgico, isso é como se fosse uma invasão por micro-organismos perigosíssimos – e aí aparecem as reações que se manifestam de diferentes formas.

ASMA

A asma é uma reação inflamatória dessa defesa exagerada que chega a fechar as vias aéreas.

“São quatro os sintomas principais: aperto no tórax, chiado no peito, tosse e falta de ar”, explica Bianchi. E é uma doença que deve ser levada a sério: segundo o médico, 10% da população tem asma, e entre cinco e sete pessoas morrem no Brasil todos os dias por conta dos seus sintomas. Uma característica da asma é que ela geralmente começa na infância, no máximo no início da fase adulta, e as crises tendem a diminuir conforme a pessoa fica mais velha. Mas, se não tratada devidamente, elas aparecem – e podem ser graves.

RINITE

A rinite, embora também seja desencadeada por reações alérgicas, afeta basicamente o nariz. “É uma forma mais leve de alergia respiratória, e tem quatro sintomas principais: coceira, espirros, nariz congestionado e a coriza”. Tanto a asma quanto a rinite são doenças crônicas, com tratamentos específicos para mantê-la sob controle. “Não é porque não tem cura que não tem o que fazer. Temos que aprender a conviver e tratar da melhor maneira possível, para não ficar grave”, diz o médico.

SINUSITE

Já a sinusite é uma inflamação dos seios nasais, que são espaços dentro dos ossos do crânio e da face, com a função de umedecer e aquecer o ar que entra pelo nariz. “Na sinusite, esses espaços ficam cheios de secreção e o ar não tem para onde ir”. Os sintomas mais comuns são dor de cabeça, nariz escorrendo e congestionado, tosse e coriza. Nesse caso, o tratamento resolve os sintomas, mas, se a sinusite for recorrente, é importante investigar a causa com um profissional da área de saúde. De qualquer forma, os cuidados com a higiene e com as alergias já ajudam muito na prevenção das crises alérgicas – e evitam também que o coronavírus dê as caras.

BRONQUITE X ASMA

Já ouvimos falar muito de bronquite, cujos sintomas são os mesmos da asma - e na verdade, é a mesma coisa. Segundo o médico Pedro Francisco Giavina Bianchi Jr., a população tende a achar que a bronquite é menos grave que a asma, mas o que existe são crises mais brandas e sérias da mesma doença. "A bronquite que existe é a que aparece em pessoas que fumam por muito tempo, que apresentam uma tosse crônica", adverte Bianchi.

TODO CUIDADO É POUCO

Quando o inverno chega, o combo frio, ar seco e poluição fazem estrago em quem tem alergias respiratórias. Afinal, como o ar precisa chegar limpo, úmido e aquecido aos pulmões, o clima não costuma ajudar nessa época - é quando as crises alérgicas aparecem e dão trabalho. Veja quais são os sintomas das principais doenças alérgicas respiratórias que dão as caras nesta estação:


• Asma
- Aperto no tórax
- Chiado no peito
- Tosse
- Falta de ar

• Rinite
- Nariz congestionado e coçando
- Espirros em série
- Coriza

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

É hora de festejar! 15ª Festa de Portugal acontece em junho, em Santos

Tradicional evento da comunidade lusitana na Baixada Santista, acontece no Centro Histórico de Santos, com muita música, danças folclóricas e comidas típicas

Diário Mais

Saiba como se cadastrar para visitar parque aquático gratuito

Parque da Criança, em Indaiatuba, está a menos de três horas de distância da Baixada Santista

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter