X

Saúde

Fórum discute desafios no combate eficaz da tuberculose

Entre as prioridades para o combate à doença, está a importância de um trabalho focado para que o paciente não abandone o tratamento.

Publicado em 28/11/2013 às 12:28

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A importância de um trabalho focado para que o paciente não abandone o tratamento, evitando que se torne multiresistente aos medicamentos; e o enfrentamento da co-infecção Tuberculose/HIV estão entre os desafios traçados como prioridade para o combate à doença durante o III Fórum Municipal de Tuberculose, promovido pela Secretaria de Saúde de Santos nesta quarta (27).

O evento reuniu cerca de 100 profissionais da área, entre os servidores da rede municipal, Governo do Estado, prefeituras de Bertioga e Guarujá, Conselho Municipal de Saúde e rede privada de hospitais. A doença afeta cerca de 15 mil pessoas por ano no estado e é uma das principais causas morte entre pacientes com HIV no país.

“É uma das doenças mais antigas da humanidade, com tratamento e cura há mais de meio século e mesmo assim não conseguimos diminuir os casos na região. Essa precisa ser uma luta dos profissionais de saúde e de toda sociedade”, ressaltou o secretário municipal da pasta, Marcos Calvo, durante a abertura.

Teste rápido
A coordenadora estadual do programa de controle da doença ponderou sobre as dificuldades de enfrentamento devido à exclusão social e anunciou que até fevereiro deve ser implementando o teste rápido para diagnóstico. Houve também apresentação dos idosos do programa Movimente-se com a música e com a dança, ao som de canções de Noel Rosa e Zeca Pagodinho, que tiveram a doença.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Portadores de burnout têm benefícios assegurados pela lei trabalhista

Segundo especialista, mediante avaliação de perícia médica, empregado pode se desligar indiretamente da empresa

Cotidiano

Prêmios da Mega-Sena saem para quase todas as cidades da Baixada; veja onde e valores

O sorteio foi realizado no último sábado (4) e a única cidade que não teve premiados foi Mongaguá

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter