X

Saúde

Cubatão mantém dois postos de vacinação neste sábado (11)

Unidade Básica de Saúde da Vila Nova e posto volante na Igreja Matriz ficam abertos das 9 às 15 horas

Da Reportagem

Publicado em 10/06/2022 às 18:57

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os postos de vacinação de Cubatão estão abertos durante a semana, das 8h às 16h, e aos finais de semana, das 9h às 15h30 / Nair Bueno/ DL

Neste sábado (11), a população de Cubatão vai contar com duas opções para se vacinar: a Unidade Básica de Saúde da Vila Nova (Rua São João, 185) e o posto volante ao lado da Igreja Matriz (Nossa Senhora da Lapa), na Avenida Nove de Abril, 1.947. Nos dois locais, a vacinação ocorre das 9h às 15 horas.

BAIXA COBERTURA VACINAL

O Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE) de Cubatão chama a atenção para a baixa cobertura vacinal contra a covid-19 entre crianças e adolescentes no município. De acordo com levantamento do dia 8, a cobertura entre crianças de 5 a 11 anos (total de 12.429 pessoas) era de 70% para a primeira dose (8.760 pessoas) e de 47% para o esquema vacinal completo (5.818). O Estado de São Paulo registra, conforme o sistema Vacivida, 84% para primeira dose e 61% para o esquema vacinal completo. “Fica um alerta para a população se vacinar, principalmente pais e responsáveis por crianças e adolescentes, com baixa adesão à vacina”, destaca o secretário de Saúde Rodrigo Dias Silva.

Entre os adolescentes (12 a 17 anos), a cobertura está em 63% para a primeira dose (10.179 doses aplicadas) e 54% para o esquema completo (8.726). O SVE lembra que desde 30 de junho esse público pode tomar a dose de reforço.

No total da população (131.626 pessoas), a cobertura está em 79% para a primeira dose (104.556) e em 73% para o esquema completo.

GRIPE E SARAMPO

A situação não é deferente em relação à vacina contra gripe (inlfuenza). Entre as crianças de 6 meses a 2 anos de idade, a cobertura está em 45,4% (1.090 crianças vacinadas); de 2 a 4 anos a cobertura está em 29,9% (1.773 crianças vacinadas) e de 4 a 5 anos está em 4,2% (82 crianças vacinadas).

Em relação ao sarampo (vacina tríplice viral), foram vacinadas até 9 de junho 2.999 crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, o equivalente a 34,9% das crianças dessa faixa etária no município.

Saiba quem pode se vacinar:

GRIPE (INFLUENZA)

As vacinas contra gripe (influenza) estão disponíveis para crianças a partir de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas, pessoas a partir de 50 anos, trabalhadores da Saúde, professores, indígenas, pessoas com deficiências, pessoas com comorbidades, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, integrantes de forças de segurança e salvamento, integrantes das forças armadas, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

No caso de crianças a partir de 5 meses de idade e menores de 5 anos, as vacinas contra gripe e sarampo podem ser administradas simultaneamente.

SARAMPO

A vacina é oferecida crianças a partir de 6 meses e menores de 5 anos e trabalhadores da Saúde.

COVID-19

Contra covid-19, podem se vacinar crianças a partir de 5 anos, adolescentes e adultos. O Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE) ressalta a importância da proteção imunológica gerada pelo esquema vacinal completo e as doses adicionais contra a doença, já que todo o planeta ainda se encontra em pandemia e as precauções devem ser mantidas.

Serão ofertadas doses para todas as faixas etárias e grupos populacionais aptos a tomar a vacina, tanto para primeiras e segundas doses quanto doses de reforço.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Vai mudar! Linhas de ônibus terão mudança no bairro Samambaia em Praia Grande

Veja os pontos que sofreram mudanças

Cotidiano

Vai para São Paulo? Veja tráfego das estradas

Informação foi divulgada pela Ecovias

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter