X

Saúde

Cresce 29% número de pessoas em tratamento de aids no Brasil

De janeiro a outubro, 61.221 iniciaram a terapia para controlar o HIV, de acordo com dados divulgados na tarde desta segunda-feira, dia 1º, pelo Ministério da Saúde

Publicado em 01/12/2014 às 16:33

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O número de pessoas em tratamento de aids no Brasil cresceu 29% em 2014, quando comparado com o ano anterior. De janeiro a outubro, 61.221 iniciaram a terapia para controlar o HIV, de acordo com dados divulgados na tarde desta segunda-feira, dia 1º, pelo Ministério da Saúde.

O crescimento é reflexo da mudança no protocolo, anunciada em dezembro de 2013. Até então, o tratamento era iniciado apenas a partir de uma determinada fase da doença, de acordo com as taxas de vírus circulante no organismo e comprometimento do sistema imunológico. Atualmente, a terapia pode ser iniciada assim que o diagnóstico do HIV é realizado, desde que esse seja a vontade do paciente.

A mudança na estratégia segue uma tendência internacional. O início precoce do tratamento é considerado um mecanismo importante na contenção dos números da epidemia. Isso porque, quanto menor o nível de HIV circulante no organismo, menor o risco de se transmitir a doença no caso de relações sexuais desprotegidas.

O número de pessoas em tratamento de aids no Brasil cresceu 29% em 2014 (Foto: Agência Brasil)

A estimativa do governo é a de que atualmente 734 mil pessoas vivem com HIV e aids no Brasil. Desse total, 80% já receberam o diagnóstico. Nesta segunda-feira é comemorado o Dia Mundial de Luta contra a Aids.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Esportes

1º Circuito Santista de Vôlei de Praia será neste domingo (2), em Santos

Ao todo participarão cerca de 100 atletas divididos em três categorias

São Vicente

São Vicente abre curso de Desenvolvimento de Sistemas; veja como se inscrever

As inscrições devem ser realizadas presencialmente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter