X

Saúde

Atenção aos sinais do Transtorno Alimentar

Uso excessivo de suplemento, dietas rigorosas e da moda, servem de alerta. Familiares e amigos devem estar atentos aos mínimos sintomas, que podem se desenvolver em qualquer idade

Publicado em 15/04/2014 às 14:41

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A busca pelo ‘corpo perfeito’ está na cabeça da maioria das pessoas, mas não mais só no de mulheres. Com o crescimento de mercado de fitness, vêm também as inúmeras revistas e propagandas com homens e mulheres em corpos perfeitos, além de blogs e ‘depoimentos’ nas principais redes sociais. Opções para chegar a este objetivo não faltam, como dietas malucas, suplementos ‘milagrosos’ e remédios que podem causar dependência e desencadear um transtorno alimentar.

“Mais importante que ter um corpo de revista é ter um corpo saudável” explica Ana Elisabete Gonçalves Souza, psicóloga da GTS Consultoria.

A especialista explica que o transtorno alimentar é uma doença mais comum do que se imagina e pode acontecer com qualquer pessoa. “Há um maior índice em mulheres jovens, porém está havendo um aumento no número desse transtorno em homens, adolescentes e crianças”, explica a especialista.

Transtorno Alimentar é um termo amplo usado para designar qualquer padrão de comportamentos alimentares que causam severos prejuízos à saúde, como anorexia, bulimia e compulsão alimentar. “A insatisfação e a percepção inadequada com aparência física, preocupação excessiva e ansiedade relacionada ao corpo, além da influencia da mídia e a pressão por um corpo perfeito, faz com que as pessoas com esse tipo de transtornos utilizem técnicas nada saudáveis para controle de peso”, finaliza.

Para a psicóloga, as pessoas à volta devem estar atentas aos principais – e mínimos -  sinais do transtorno alimentar: Confira algumas dicas da especialista para identificar um problema como este.

A busca pelo ‘corpo perfeito’ está na cabeça da maioria das pessoas (Foto: Divulgação)

Sinais e Sintomas da Anorexia

- Medo exagerado de engordar

- Peso muito baixo

- Restrição radical de alimentos

- Excesso de atividade física

Sinais e Sintomas Bulimia

- Medo exagerado de engordar

- Peso normal ou sobre peso

- Períodos de restrição alimentar alternado com  comer compulsivo, perda de controle de ingestão de alimentos em períodos curtos

- Comportamento purgativo como indução de vômitos e laxantes para compensar o excesso de ingestão dos episódios compulsivos

- Excesso de atividade física

Compulsão Alimentar Periódica

- Desconforto com o peso e a sensação de descontrole da ingestão alimentar

- Sobrepeso ou obesidade

- Menor frequência e intensidade dos episódios de restrição alimentar

- Episódio de comer compulsivo: sensação de descontrole com ingestão de grandes quantidades em um curto período

- Não apresentam comportamento purgativo

Ao sinal de qualquer transtorno é preciso um acompanhamento multidisciplinar imediato, com nutricionista, psicólogos, médico e, em alguns casos, até a internação. E especialista destaca que a família é de grande importância no tratamento do transtorno alimentar.

“O emagrecimento saudável é possível para todas as pessoas, independente da necessidade de perder 10 ou 30 quilos. Para isso é preciso entender e aceitar que cada corpo tem um ritmo. Emagrecimento saudável é mais que perder peso, é uma mudança de estilo de vida e para isso a pessoa precisa querer mudar!”, afirma.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Haja paciência! Motorista encara trânsito para chegar até São Paulo

Tanto a imigrantes quanto a Anchieta apresenta tráfego

Itanhaém

Catador de reciclável dá exemplo e garante renda extra em Itanhaém; conheça a história

George Bonfim sai todos os dias para recolher papelão e plástico e complementar a renda da família

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter