X

Variedades

Melhor amigo da saúde! Atividade física pode reduzir 20% casos de câncer

Além da prevenção do câncer, a atividade física é essencial na prevenção e manejo de doenças cardíacas e diabetes tipo 2

Da Reportagem

Publicado em 27/04/2024 às 12:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Um estudo de 2019 realizado pelo American College of Sports Medicine revelou proposta / Divulgação

A atividade física pode ser uma grande parceira da saúde e do bem-estar. Segundo pesquisas atuais, uma rotina pode desempenhar um papel importante na redução da ocorrência de doenças, incluindo o câncer.

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

Um estudo de 2019 realizado pelo American College of Sports Medicine revelou que a atividade física regular pode diminuir a incidência de alguns tipos de câncer em até 20%, abrangendo tumores de bexiga, mama, cólon, endométrio, esôfago (adenocarcinoma), rim e estômago.

A médica oncologista da Oncomed-MT, Letícia França, esclarece que, apesar de o mecanismo exato entre a atividade física e a redução do risco de câncer ainda estar sob investigação, as evidências preliminares apontam para uma conexão direta com o reforço do sistema imune. "Nesses estudos foram identificados que diferentes tipos de células imunológicas, como os linfócitos e a natural killer – células de defesa do organismo – são estimuladas pelo exercício físico a infiltrar o tumor e combater as células cancerígenas.". 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Durante a pesquisa, o American College examinou dados de 45 revisões sistemáticas, análises agrupadas e relatórios originais. O estudo destacou uma redução do risco de câncer que variou de 10 a 20% para aqueles que praticaram atividades em níveis mais altos em relação àqueles que não praticaram ou em níveis mais baixos.

Com efeitos positivos na prevenção, a mesma análise também identificou que ter o hábito regular de exercício físico também pode auxiliar em melhores resultados do tratamento para pacientes que enfrentam o câncer. "Essas descobertas reforçam a importância da atividade física não apenas pelos efeitos positivos já amplamente conhecidos, como melhoria da saúde cardiovascular e controle de peso, mas, também, por seu papel essencial na prevenção de doenças como o câncer". 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda de 150 a 300 minutos de atividade física moderada a rigorosa por semana. A orientação é direcionada a todos os adultos, mesmo aqueles com condições crônicas ou deficiências. Para as crianças e adolescentes é sugerido uma média de 60 minutos diários.

Além da prevenção do câncer, a atividade física é essencial na prevenção e manejo de doenças cardíacas e diabetes tipo 2. Também contribui significativamente para a redução dos sintomas de depressão e ansiedade

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

Após paralisação, aulas retornam nesta segunda-feira em Cubatão

A decisão de suspender as aulas foi tomada após a rescisão dos contratos de limpeza e de profissionais de apoio

Cotidiano

Motorista encontra tráfego bom nas estradas na manhã deste domingo

O tempo está bom e a visibilidade é boa no Sistema Anchieta-Imigrantes, Rodovia dos Tamoios, Ayrton Senna e Castello Branco

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter