X

Cultura

Sinfônica de Cubatão apresenta concerto didático e espetáculo

Concerto didático será nesta quinta-feira (22). Concerto musical acontece no domingo (25), com entrada gratuita

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 21/08/2013 às 21:14

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Banda Sinfônica de Cubatão aporta na UME Estado de Minas Gerais, na Vila Nova, com o projeto Concertos Didáticos. Será nesta quinta-feira (22), às 10h e 15 (Rua São João, 106). Com a regência do maestro Marcos Sadao Shirakawa, os meninos e meninas aprenderão mais sobre música e conhecerão de perto uma banda sinfônica.

A ideia do programa é despertar a atenção da criançada por meio das canções, mas através de detalhes curiosos como os diferentes sons de cada instrumento e até mesmos os nomes deles. Não há quem não fique curioso com o instrumento musical chamado "oboé"!

A Cia de Dança da Sinfônica também participa da apresentação, ensinando um pouco de balé à meninada que sempre participa da brincadeira. "De maneira lúdica e bem humorada, mostramos para as crianças que a Arte é sempre fonte de alegria e de crescimento", afirma o maestro.

O objetivo dos concertos didáticos é a formação de plateia e divulgação das ações de ensino musical do Programa Banda Escola de Cubatão - BEC.

A ideia do programa é despertar a atenção da criançada (Foto: Divulgação/PMC)

Espetáculo "Pratas da Casa"

A Sinfônica da cidade apresenta no sábado (25), com entrada gratuita, o espetáculo "Pratas da Casa". Será às 20h30, no Bloco Cultural (Pça. dos Emancipadores, s/nº). O concerto deveria ter acontecido em 10/8 mas, por problemas técnicos de interferência sonora, teve de ser remarcado para esta nova data. A regência será do maestro-assistente, Ulysses Damacena.

No repertório estão canções como "Concertino para Flauta, Sopros e Percussão", de Edson Beltrami, com solo do flautista Carlos Eduardo de Souza. Haverá, também, "Trombone Concertino", tendo como solista o trombonista Reginaldo Thimoteo. "São peças de grande virtuosismo e uma oportunidade para esses instrumentistas tocarem em um grupo sinfônico grande, que é muito difícil de acontecer", afirma o regente titular da Sinfônica, Marcos Sadao Shirakawa.

O programa terá ainda "Suíte nº2", do colombiano Victoriano Valencia Rincon, uma peça em quatro movimentos - Cantadoras, Bambuco, Cumbiamba e Pregão - que reflete os sons, ritmos e o rico patrimônio cultural das Regiões Norte e Leste da Colômbia.

Já "Olympica", criada pelo belga Jan Van der Roost, serviu para comemorar o jubileu de ouro da Banda de Nagano, e foi utilizada como tema dos jogos de inverno desta cidade. Todas as composições foram elaboradas para formação sinfônica.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Cidades da Baixada se mobilizam para ajudar vítimas no RS; saiba onde doar

Na manhã desta segunda-feira (6), o estado gaúcho contabilizava 345 municípios afetados

Brasil

Após 16 anos preso, Alexandre Nardoni cumprirá pena em regime aberto

O bacharel em Direito, condenado a 30 anos, teve a progressão do regime concedida pela Justiça de São Paulo

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter