Automotor

Land Rover anuncia a chegada do novo Defender 130

A Land Rover traz para o Brasil o novo Defender 130 com capacidade para até oito pessoas

Daniel Dias - AutoMotrix

Publicado em 23/01/2023 às 11:25

Atualizado em 23/01/2023 às 11:33

Comentar:

Compartilhe:

O novo Defender 130 para oito pessoas é equipado com motor 3.0 a diesel com 300 cavalos de potência e sistema híbrido leve / Divulgação

Para se somar aos Defender 90 e 110, a Land Rover anuncia a chegada do novo Defender 130, o veículo mais capaz, sofisticado e espaçoso de todos os tempos já criado pela marca britânica, com um adendo não menos importante: tem lugar para oito pessoas. O modelo – que surgiu originalmente em 1948 – desembarca no Brasil com o preço inicial de R$ 899.950. O novo Defender 130 também apresenta uma série de novidades em seu design exterior e a introdução de novas tecnologias na cabine, equilibrando o conforto exclusivo da linha com a habitual durabilidade e a capacidade do Defender. “Seu espaçoso interior transporta até oito pessoas com um nível de conforto absoluto, permitindo que todos desfrutem de aventuras sofisticadas e incomparáveis ao lado de suas famílias”, explica Tiago Yoshitake, gerente de Produto da Land Rover.

Para entregar a melhor performance e suportar todos os desafios a que foi concebido, o Defender 130 é equipado com a motorização a diesel D300 MHEV 3.0  de seis cilindros em linha com 300 cavalos de potência e 65,5 kgfm de torque. O propulsor está combinado com um alternador que tem a capacidade de funcionar como motor elétrico – daí, o MHEV, de veículo híbrido leve. O alternador usa a rotação do motor para gerar corrente elétrica e recupera energia quando o carro desacelera, carregando uma bateria de lítio de 48 volts. Ao operar como um motor elétrico, ele utiliza essa energia da bateria para dar partida no propulsor principal pelo start/stop e fornece a assistência de torque necessária para reduzir o consumo de combustível e a emissão de CO2. Segundo a Land Rover, a linha de motores a diesel Ingenium proporciona uma entrega de torque aprimorada, com respostas suaves e uma economia de combustível acentuada. Mesmo sendo um veículo longo, o Defender 130 acelera de zero a 100 km/h em apenas 7,5 segundos.

O novo Defender 130 só tem números superlativos. O SUV tem 5,35 metros de comprimento, 2,008 metros de largura (sem os espelhos), 1,97 metro de altura, 3,02 metros de distância de entre-eixos, 2.664 quilos de peso, 389 litros de capacidade do porta-malas com a configuração para oito lugares, 1.329 litros com a terceira fileira de bancos dobrada, 2.516 litros com as duas fileiras para três pessoas, cada, rebatidas (tornando o veículo em uma legítima cama de casal atrás do motorista e do carona, por exemplo), três toneladas como peso de reboque e capacidade de vencer trechos alagados de até 90 centímetros. A lendária marca britânica qualifica a chegada do novo Defender 130 como um novo capítulo para a Land Rover no Brasil. Seu design moderno e luxuoso é complementado por uma nova e exclusiva paleta de cores, como a bela opção em Vermelho Sedona, que confere ao veículo um visual robusto e dinâmico. No capô, há detalhes contrastantes na cor preta com acabamentos em preto high-gloss.

Disponível no Brasil na versão X, o veículo oferece uma série de soluções de conveniência aos ocupantes, com atenção especial para cada passageiro. A Land Rover garante que o Defender 130 tem praticidade e acesso sem esforço à terceira fileira de bancos. A cabine traz novas opções de cores e materiais, e mantém todas as tecnologias conectadas e um inovador sistema de chassi mostrados na quinta e atual geração do modelo – vinda em 2021 –, incluindo uma nova tela sensível ao toque Pivi Pro de 11,4 polegadas, suspensão a ar eletrônica e purificação de ar da cabine pelo sistema Cabin Air Purification Plus –, com o objetivo de entregar versatilidade e conforto para enfrentar o off-road mais severo.

Entre os itens de série, destacam-se a suspensão a ar, o Terrain Response 2 configurável, os faróis matrix-led, as rodas aro 20 (com opção de aro 22) e pneus off-road all-terrain, para maior aderência em terrenos escorregadios. Nas tecnologias exclusivas de assistência ao motorista, há o retrovisor com sistema Clearsight Mirror, o sensor de profundidade e a função capô transparente, que entrega uma vista da parte de baixo do veículo por meio de uma câmera com imagens de alta definição da parte sob o motor com filmagem em tempo real. Esse quesito é importante em terrenos muito complicados, esburacados, escuros e rochosos de off-road. Nos itens de conforto, o Defender 130 acrescenta o sistema premium de luzes da cabine dando a possibilidade de uma ampla personalização ao veículo, aliado ao sistema de som Meridian Surround, já conhecido da linha Land Rover, o carregador de celular por indução, o console central com refrigeração e o controle de cruzeiro adaptativo.

Toda a linha Defender 130 é equipada de série com o sistema Intelligent All-Wheel Drive (iAWD) da Land Rover e a transmissão automática ZF de 8 marchas. A tecnologia iAWD gerencia o “powertrain” e a distribuição de energia entre os eixos, aumentando a eficiência na estrada e a capacidade no off-road. O Defende 130 tem ainda suspensão eletrônica a ar com Adaptive Dynamics, que permite até 43 centímetros de articulação, com 7,5 centímetros de elevação adicional na frente e atrás para enfrentar obstáculos e auxiliar na hora de frear. As bases para a capacidade do Defender são reforçadas pela arquitetura D7x intensiva em alumínio. Com uma rigidez torcional de 25 kNm/grau, o Defender 130 é três vezes mais rígido do que os veículos tradicionais, possibilitando a base para a suspensão a ar totalmente independente. Para rebocar, o SUV da Land Rover tem um engate ajustado com o sistema de suspensão eletrônica, com controle por meio de um painel interruptor dentro da tampa traseira.

Leia esta matéria também na Gazeta de S. Paulo

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Início do inverno no litoral de SP terá calor extremo e sensação de 42º C

Final de semana será quente e seco; segunda e terça devem registrar temperaturas muito altas

Bertioga

Responsável por incêndio em ônibus de vereador de Bertioga é identificado

O crime aconteceu na noite de 30 de maio na Rua Professor Geraldo Rodrigues Montemor

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter