Automotor

Velar é o novo passo da eletrificação da Jaguar Land Rover no Brasil

A Jaguar Land Rover lança no Brasil duas versões híbridas plug-in do Range Rover Velar

Daniel Dias - AutoMotrix

Publicado em 25/12/2022 às 13:00

Comentar:

Compartilhe:

Nas versões PHEV, o Velar tem potência e torque combinados de 404 cavalos e de 65,4 kgfm, respectivamente / Divulgação

Na esteira dos novos Range Rover e Sport, apresentados em 2021 e neste ano, a próxima atração da estratégia de eletrificação Reimagine da Jaguar Land Rover no Brasil é o Velar com motorização MHEV e a PHEV, tecnologia híbrida plug-in. O modelo surgido em 2017 e que já abocanhou vários prêmios pelo seu belo design estará disponível a partir deste mês nas concessionárias brasileiras nas versões R-Dynamic S e R-Dynamic HSE, com autonomia de até 53 quilômetros pelo ciclo WLTP no modo 100% elétrico. Para recarregar a bateria completamente, são necessárias menos de três horas em corrente alternada de 7 kW. Os preços da nova família de híbridos partem de R$ 624.900 na R-Dynamic S P404 2.0 de quatro cilindros (PHEV), passam por R$ 653.150 na R-Dynamic HSE P404 2.0 de quatro cilindros (PHEV) e chegam a R$ 681.950 na R-Dynamic HSE P340 3.0 de seis cilindros (MHEV).

O novo motor híbrido plug-in de 2,0 litros do Velar 2023 tem 404 cavalos de potência e 65,2 kgfm de torque combinados, resultando em uma aceleração de zero a 100 km/h em 5,4 segundos. Sua bateria de íons de lítio de 17,1 kWh está localizada sob o piso do porta-malas e pode atingir 80% de sua capacidade recarregada em meia hora quando usado um ponto CC rápido. Já o 3.0 V6 com sistema híbrido leve tem potência de 380 cavalos e 45,9 kgfm de torque, com aceleração até os 100 km/h em 5,7 segundos. Com zero emissão de carbono no modo inteiramente elétrico, outros benefícios oferecidos pela tecnologia PHEV são a economia de combustível de até 2,2 litros por cem quilômetros rodados e isenção de rodízio na cidade de São Paulo.

Tendo 4,80 metros de comprimento, 2,03 metros de largura, 1,68 metro de altura, 2,87 metros de distância de entre-eixos, 1.884 quilos de peso e capacidade do porta-malas de 673 litros, a linha 2023 do Velar híbrido – nos dois tipos de tecnologia – tem o sistema InControl Telematics, suportado pelo Pivi Pro, que torna possível a ligação com uma gama de recursos de segurança e de assistência ao motorista, exibidos na tela central. A tecnologia telemática contempla assistência rodoviária e serviços de emergência por meio dos botões bCall e eCall, criados pensando em diferentes situações e graus de gravidade. As ligações de assistência rodoviária (bCall) ajudam o motorista a se sentir mais seguro, com a comodidade de ter uma série de serviços ao toque de um botão. Já os serviços de emergência (eCall) podem ser acionados também por um botão envolto por uma tampa para evitar acionamentos acidentais. Quando entra em ação, faz uma ligação de emergência para socorro do 190.

Com silhueta característica da família Range Rover, o Velar tem linhas sutis focadas na valorização de detalhes, que conferem dinamismo e presença marcante. O design externo é realçado pelo pacote de acabamento em preto brilhante, que contribui para um estilo esportivo sofisticado e aproxima seu visual do conceito de luxo moderno, presente no centro de todas as próximas ações e lançamentos da Land Rover.

Para a fabricante britânica, o conceito dinâmico da parte de fora se estende ao ambiente interno do utilitário esportivo de luxo pelo espaço arejado e iluminado, proporcionado pelo teto solar panorâmico com abertura elétrica e pela experiência de direção. Para garantir o equilíbrio entre conforto e agilidade, o Velar vem equipado com tela de TFT de alta resolução e tecnologias como Head-up Display e controle de cruzeiro adaptativo, que permitem ao motorista ter mais consciência de seus arredores e das condições do carro. De acordo com a marca, quem desfruta da experiência interna do Velar como passageiro também sente na prática a sofisticação e a tecnologia.

Com o sistema Pivi Pro, todos os ocupantes do Velar têm à disposição recursos de infoentretenimento com uma interface simples de gráficos nítidos e capacidade de respostas mais rápidas. Com isso, se reduz o número de interações para aumentar a segurança, seja a partir dos aplicativos já presentes no carro ou pela conexão diretamente do celular por meio do Apple CarPlay e do Android Auto. “Acreditamos que na eletrificação está a possibilidade de atingir o mais alto grau de sofisticação. Para nós, isso é o luxo moderno, que supera a estética e está muito mais relacionado com o estilo de vida. Então, acrescentar no mercado brasileiro uma versão PHEV do Velar está em linha não só com o nosso conceito como também com os valores como marca que acredita em um futuro sustentável. Agregar a tecnologia híbrida plug-in a um carro já considerado tão dinâmico e referência por seu design, é uma tradução do que estamos fazendo e ainda podemos fazer com nossos produtos, e como marca de forma abrangente”, explica Tiago Yoshitake, gerente de produto da Land Rover no Brasil.

Leia esta matéria também na Gazeta de S. Paulo 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Litoral de SP é um dos três melhores pontos de mergulho do Brasil; veja onde e como

Atração fica a 45 km de distância da praia da cidade

Esportes

Porto de Santos pode fechar patrocínio com o Alvinegro Praiano; entenda

Valor será aplicado nas categorias de base e na equipe profissional

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter