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Automotor

Citroën apresenta novo C3 Aircross

Previsto para chegar ao mercado brasileiro no final deste ano, o Citroën C3 Aircross é uma versão alongada do novo C3, com configurações para cinco ou sete pessoas

Daniel Dias - AutoMotrix

Publicado em 07/05/2023 às 14:00

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O C3 Aircross poderá ser equipado com dois motores, o 1.6 aspirado para as versões de entrada e o 1.0 turbo da Fiat para as topos de linha / Divulgação

Com espaço para até sete pessoas, o novo Citroën C3 Aircross foi apresentado agora, mas chegará aos mercados brasileiro e sul-americano apenas no final deste ano, quando serão divulgados mais detalhes, as versões e os preços. Assim como o novo C3, lançado em 2022, o C3 Aircross será produzido em Porto Real, no sul do Estado do Rio de Janeiro. O novo modelo da Citroën foi revelado simultaneamente no Brasil e na Índia e fará parte do segmento chamado pela marca francesa de B-SUV, com uma configuração para transportar até seis passageiros e com um grande porta-malas quando estiver sem a terceira fileira de bancos. Para a fabricante, o modelo foi desenvolvido seguindo a demanda de um consumidor carente de opções que somassem robustez, tecnologia, espaço e versatilidade em um mesmo pacote. 

Concorrente direto do Chevrolet Spin, que também pode receber até sete pessoas, o C3 Aircross tem 4,32 metros de comprimento – 34 centímetros a mais em comparação ao novo C3 –, 1,80 metro de largura e de altura e 2,67 metros de distância de entre-eixos. Sua motorização não foi divulgada, no entanto, é tido como certo que o carro a ser vendido no Brasil terá duas opções de motor, com o 1.6 aspirado de 120 cavalos com câmbio manual de 5 marchas ou automático de 6 nas versões de entrada e o 1.0 turbo da Fiat de 130 cavalos acoplado a uma transmissão tipo CVT nas configurações mais caras. Quanto aos preços, projeções envolvendo o novo C3 e o C4 Cactus apontam que a família do C3 Aircross custaria entre R$ 100 mil e R$ 130 mil.

O desenvolvimento do modelo ocorreu em diferentes regiões do mundo, beneficiando-se da sinergia da Stellantis, e foi ajustado de acordo com as necessidades de cada mercado. O centro de desenvolvimento do grupo na América do Sul, em Betim (MG), foi responsável por aplicar o conhecimento do mercado brasileiro para criar o que a Citroën qualifica de B-SUV. A marca francesa revela que uma equipe com mais de 350 pessoas participou do desenvolvimento do Citroën C3 Aircross na América do Sul, usando os laboratórios e os campos de prova da Stellantis na região e em outros continentes para permitir a elaboração de um produto para os vários tipos de conduções dos consumidores sul-americanos no seu dia a dia normal. “O novo Citroën C3 Aircross é o segundo dos três modelos do projeto ‘C-Cubed’ e trilhará o sucesso aberto com o novo C3, que já conquistou mais de 17 mil clientes na América do Sul. Ele é o primeiro B-SUV do mercado capaz de levar até sete pessoas. Com esse veículo, abrimos mais um capítulo de nossa história, com todas as características e robustez da marca”, comemora Vanessa Castanho, vice-presidente da Citroën para a América do Sul. 

Com pintura em dois tons, um item presente em 100% da sua gama na América do Sul, o carro tem uma dianteira dividida por duas linhas retas, que formam um “Y” nas extremidades e se aproximam em direção ao centro do carro, formando o Duplo Chevron de identidade de todos os modelos da Citroën. Os traços dianteiros do novo modelo reforçam o para-choque, com um estilo que envolve toda a parte externa do carro. Essas características continuam no capô elevado com vincos longitudinais e nos para-lamas alargados, mais evidentes pelos arcos pretos em torno das caixas de roda. O veículo conta com luzes de circulação diurna de leds. 

Nas laterais, as portas traseiras foram projetadas para facilitar o acesso à segunda e terceira fileiras de bancos. Essas portas ajudam a criar uma ligação do design do C3 Aircross da dianteira até a traseira, passando pelas janelas nas colunas “C” (as de trás) que criam uma área envidraçada para fazer crescer a visualização externa dos passageiros da terceira fileira de assentos. Na traseira, as lanternas e as luzes de freio e de ré são unidas por um elemento visual na tampa do porta-malas. Esses detalhes se mantêm no para-choque, unindo forma e função em uma peça que protege o modelo e amplia o vão-livre em relação ao solo de 20 centímetros e o ângulo de saída.  

Por dentro, o novo C3 Aircross conta com quadro de instrumentos digital com tela customizável de 7 polegadas, com interface intuitiva em conjunto com o Citroën Connect Touchscreen de 10 polegadas, equipado com integração com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O C3 Aircross pode ser equipado com até cinco conectores USB, garantindo que todos a bordo possam usar e recarregar seus smartphones. 

De acordo com a Citroën, o C3 “alongado” é equipado com uma suspensão capaz de absorver as mais diferentes irregularidades de piso, “ambiente” comum das ruas e estradas da maior parte do continente sul-americano. A cabine tem climatização azeitada graças ao exclusivo sistema de ventilação no teto, que oferece mais conforto aos ocupantes dos bancos traseiros. Também na parte de trás do carro fica outra exclusividade do B-SUV: os dois bancos da terceira fileira são individuais e removíveis, com o cliente podendo usar ambos, somente um ou retirá-los completamente, abrindo passagem para o bom volume do compartimento de carga sem eles. Essa versatilidade confere ao modelo da Citroën o maior porta-malas do segmento, com até 489 litros de volume.

Leia esta matéria também na Gazeta de S. Paulo

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