X

Turismo

Ubatuba, no Litoral Norte, está entre os 5 destinos mais buscados no Carnaval

Levantamento realizado em site de buscas para viagens aponta as cidades mais procuradas durante o feriado mais esperado do ano; confira o ranking

Luana Fernandes

Publicado em 05/02/2024 às 21:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Ubatuba é uma das cidades do Litoral Norte mais visitadas no verão / Divulgação

Duas cidades do Estado de São Paulo estão entre as mais buscadas pelos turistas para curtir o feriado de Carnaval: a Capital e Ubatuba, no Litoral Norte. A última só perde espaço para Rio de Janeiro e Porto de Galinhas, em Pernambuco. O município do Litoral paulista ocupa o terceiro lugar do ranking. O levantamento, feito pelo site de busca de viagens Booking.com, ainda conta com São Paulo em quarto e João Pessoa, na Paraíba, em quinto.  

A pesquisa, que tem por objetivo descobrir os destinos mais desejados pelos viajantes durante o Carnaval - com estadias entre 10 e 14 de fevereiro de 2024 -, também identificou que o Brasil é o país mais buscado na plataforma neste período de festas, considerando viajantes de todo o mundo, à frente de Espanha, Argentina, Itália e Estados Unidos. Além disso, o Rio de Janeiro é o quinto destino mais procurado globalmente na data, após Dubai (nos Emirados Árabes Unidos), Paris (na França), Londres (no Reino Unido) e Barcelona (na Espanha).

O levantamento também mostrou os destinos que os viajantes brasileiros mais estão buscando na plataforma para curtir a folga, seja uma viagem mais animada ou para fugir do agito – o que não necessariamente significa que sejam os mais reservados no período.

Confira os 5 destinos mais buscados pelos brasileiros para curtir o Carnaval: 

1) Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

O Carnaval carioca é uma das festas mais grandiosas do mundo, atraindo milhões de pessoas a cada ano, cujo ponto alto são os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí - sambódromo projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que desde meados dos anos 1980 serve de palco para o evento. As escolas de samba apresentam grandes espetáculos, contando histórias por meio de diferentes sambas-enredos, carros alegóricos, fantasias e performances. Além dos desfiles, o Carnaval do Rio de Janeiro é conhecido por seus animados blocos de rua, festas e shows, que acontecem por toda a cidade, repletos de pessoas fantasiadas, cheias de adereços coloridos, que se divertem ao som de samba, marchinhas, axé e outros ritmos. Para a hospedagem, o hostel Aquarela do Leme, localizado a cerca de 700 metros da Praia do Leme e a 1 km da Praia de Copacabana, oferece dormitórios compartilhados e quartos privativo – afinal, entre os viajantes solo, o Rio de Janeiro também foi o destino mais buscado globalmente e nacionalmente no Carnaval*. Além disso, é possível fazer um passeio pelo barracão da Acadêmicos do Grande Rio, para descobrir como as fantasias e carros alegóricos são produzidos.

2) Porto de Galinhas, Pernambuco

Porto de Galinhas, um distrito de Ipojuca, oferece um carnaval mais discreto em relação ao primeiro destino do ranking. Ou seja, é possível tanto curtir a festa como fazer um roteiro mais tradicional de férias, com foco nos atrativos e nas belezas naturais do destino. Para os interessados no carnaval, há bailes e blocos de rua, que performam ritmos da cultura pernambucana e nordestina, como maracatu, frevo e afoxé. Já os viajantes que querem fugir das festividades – dado que, para o Carnaval desse ano, foi o destino mais buscado por famílias brasileiras* - podem aproveitar as praias paradisíacas de Porto de Galinhas, bem como os tradicionais passeios de jangada até as piscinas naturais ou de buggy pela costa. Para a estadia, a Charme da Vila Suítes está a apenas 150 metros das piscinas naturais e oferece piscina ao ar livre.

3) Ubatuba, São Paulo

Em terceiro lugar entre os mais procurados para o Carnaval, Ubatuba, situada no litoral norte do estado de São Paulo, é um destino turístico popular conhecido por suas belas praias e variedade de atividades de ecoturismo. A cidade abriga 102 praias, cada uma com suas características, e 16 ilhas, além de parques, como o Parque Estadual da Serra do Mar, então não irão faltar atividades e passeios para quem visita o destino. A região é marcada pela Mata Atlântica, oferecendo ótimas oportunidades para trilhas e cachoeiras. Para os mais aventureiros, também é possível praticar diversos esportes aquáticos e ao ar livre, como o surfe, caiaque e mergulho. A cidade também tem na programação seu evento de Carnaval, o Ubafolia, com seis dias de festa e atividades para famílias, incluindo shows, festival de marchinhas e bloquinhos de rua. Quem visita o destino pode se hospedar na Pousada Canto do Dado, localizada na Praia de Itamambuca e que faz parte do Programa Viagens Sustentáveis da Booking.com.

4) São Paulo, São Paulo

Assim como no Rio de Janeiro, a capital paulista também é palco de desfiles de escolas de samba, dessa vez no Sambódromo do Anhembi. Além dos desfiles oficiais, a cidade tem se destacado cada vez mais pelos numerosos blocos de rua e festas que ocorrem em diversos bairros, com uma atmosfera descontraída e um público animado, que se une para dançar e celebrar ao som de música ao vivo, desde os pequenos de bairro até os megablocos, com a participação de artistas famosos. E haja criatividade para as fantasias, com muita gente produzindo as próprias roupas e adereços, muitas vezes inspiradas em memes da internet e personalidades de todos os tipos. Quem visita a cidade pode se hospedar no Vem pro Copan, com apartamentos e quartos localizados em um dos prédios mais icônicos de São Paulo, além de ter uma experiência de ensaio de carnaval.

5) João Pessoa, Paraíba

João Pessoa, capital da Paraíba, é um destino turístico que combina história, cultura e belezas naturais. Oferece praias paradisíacas, com águas cristalinas e extensas faixas de areia, que atraem tanto quem só quer tomar sol ou se divertir na areia, quanto praticantes de esportes aquáticos. Já o centro histórico é uma boa opção de passeio, com edifícios antigos, como o Hotel Globo, igrejas e praças. Vale a pena também experimentar sua deliciosa gastronomia, com pratos típicos como tapioca, queijo coalho, macaxeira, cuscuz e frutos do mar. A programação de Carnaval da cidade está extensa e inclui shows, blocos de rua em diversos bairros e desfiles oficiais, com a participação de escolas de samba, tribos indígenas carnavalescas e clubes de frevo. Para a hospedagem, o LS Hotel é uma boa opção e faz parte do programa Travel Proud da Booking.com, oferecendo uma estadia acolhedora para viajantes da comunidade LGBTQ+.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Economia

Com prejuízo de R$ 500 mi, Carrefour anuncia o fechamento de 123 lojas

Entre as unidades fechadas, 16 são hipermercados da própria marca; os demais são de bandeiras Todo Dia, Nacional e Bom Preço

Cotidiano

Congestionamento na Rodovia Anchieta já passa de 10 quilômetros

Cinco pontos do Sistema Anchieta-Imigrantes apresentam congestionamentos em direção ao Litoral; confira quais

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter