X

Sindical e Previdência

Prodesan é condenada a indenizar dirigente sindical

Ao ser demitido, Silas da Silva gozava de estabilidade e garantia no emprego por sua atividade sindical

Publicado em 11/04/2015 às 11:26

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Prodesan (Progresso e Desenvolvimento de Santos) terá que pagar indenização ao seu ex-empregado, o aposentado Silas da Silva, que foi demitido quando exercia mandato sindical, e portanto, pela legislação trabalhista, gozava de estabilidade e garantia no emprego durante o mandato e por mais um ano ao final de sua atividade sindical.

A decisão foi proferida, primeiro, pela 5ª Vara do Trabalho de Santos, e depois mantida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo e pelo Tribunal Superior do Trabalho(TST), em Brasília, instâncias superiores a quem a Prodesan recorreu tentando reverter a decisão de primeira instância. Portanto, não cabe mais recurso.

Silas da Silva trabalhava na empresa e era também dirigente sindical na Associação dos Empregados da Prodesan, fato que lhe propiciava a estabilidade sindical. Foi demitido após ter solicitado aposentadoria perante o INSS.

Silas da Silva obteve sentença favorável (Foto: Luiz Torres/DL)

Em sua defesa, no recurso apresentado perante ao TRT, a Prodesan alegou que Silas havia pedido a aposentadoria espontânea, ao que os desembargadores, à luz da legislação trabalhista, informaram que a aposentadoria não é um pedido de demissão e que este fato não afasta a estabilidade ao emprego do trabalhador em mandato sindical.

A Prodesan terá que pagar uma indenização referente a quatro anos, prazo que duraria o mandato sindical do empregado junto com mais um ano de estabilidade após o fim do exercício sindical, além de fundo de garantia com mais multa de 40%, além de férias e outros encargos trabalhistas e previdenciários.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Brasil

Após 16 anos preso, Alexandre Nardoni cumprirá pena em regime aberto

O bacharel em Direito, condenado a 30 anos, teve a progressão do regime concedida pela Justiça de São Paulo

Santos

É hora de festejar! 15ª Festa de Portugal acontece em junho, em Santos

Tradicional evento da comunidade lusitana na Baixada Santista, acontece no Centro Histórico de Santos, com muita música, danças folclóricas e comidas típicas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter