X

Sindical e Previdência

Pela primeira vez, expectativa de vida cai e muda fator para melhor

Sobrevida do brasileiro teve redução de 83 dias e ganho nas aposentadorias é de 0,31%

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 30/11/2012 às 14:46

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

 

De forma inédita, o fator previdenciário, índice aplicado no cálculo das aposentadorias, irá mudar para melhor a partir de amanhã. Essa será a primeira vez que isso ocorre, desde  a criação do fator previdenciário, em 1999. 
 
O índice é baseado em cálculo que varia de acordo com a idade do segurado, seu tempo de contribuição e a expectativa de sobrevida da população, calculada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 
 
Ontem, o IBGE divulgou a nova expectativa de vida do brasileiro, que subiu para 74 anos, para quem nasce, mas teve queda na sobrevida. Foram incorporados os dados do Censo de 2010. Segundo os cálculos do instituto, no período de 52 a 80 anos a expectativa de sobrevida teve redução média de 83 dias, o que provocou um ganho de 0,31% , em média, nas aposentadorias.

No ano passado, houve redução média de 0,42% no valor do benefício, o que causou muitas reclamações e protestos de quem estava prestes a se aposentar, e que acabou sendo prejudicado. 

Para quem pretende fazer o requerimento, os postos do INSS funcionam até 17 horas (Foto: Luiz Torres/DL)
 
Exemplos
 
Um homem com 55 anos de idade e 35 anos de contribuição, por exemplo, poderia ter 17 dias a menos de tempo de contribuição para receber um benefício de mesmo valor. O fator previdenciário, neste caso, teve uma pequena alteração. Passou de 0,715 para 0,716. Já um homem de 60 anos de idade e 35 anos de contribuição teria o fator aumentado de 0,867 para 0,873 e poderia trabalhar 71 dias a menos para receber o mesmo benefício. 

Uma mulher de 58 anos de idade e 30 de contribuição teria o fator aumentado de 0,801 para 0,805 e poderia ter 45 dias a menos de contribuição para ter um beneficio de mesmo valor. Dados da Previdência Social mostram que, de janeiro a outubro de 2012, das 254 mil aposentadorias concedidas por tempo de contribuição, 175 mil foram para pessoas com 52 anos ou mais.
Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira o resultado da Mega-Sena no concurso 2717, nesta quinta (25)

O prêmio é de R$ 6.000.000,00

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter