X

Sindical e Previdência

Acidentes de trabalho matam mais de 155 mil pessoas no País

Ontem, Dia Internacional dos Acidentados no Trabalho, houve protestos em Brasília

Publicado em 29/04/2014 às 10:55

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Ontem, foi o Dia Internacional dos Acidentados no Trabalho, e segundo dados divulgados pelo anuário estatístico do INSS, em 42 anos, foram registrados 38.181.856 milhões de acidentes e doenças do trabalho em todo o país. Destes, 558.261 mil, foram afastados por incapacidade permanente e, 155.761 trabalhadores perderam suas vidas nos locais de trabalho.

Diante deste número alarmante de acidentes, mortes e invalidez, o País vai sediar de 10 a 13 de novembro deste ano a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, em Brasília.

Para chamar a atenção de autoridades sobre os acidentes e também a redução de fiscais de trabalho no País, os auditores fiscais do trabalho fizeram uma manifestação em Brasília.

O protesto ocorreu   em frente ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Brasília, e reuniu também servidores administrativos e representantes de trabalhadores. 

País tem 2.750 fiscais do trabalho. Prevenção  de acidentes exige 8 mil fiscais (Foto: Agência Brasil)

O evento marca a passagem do Dia Mundial em Memória das Vitimas de Acidentes e Doenças de Trabalho. A intenção do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait) é chamar a atenção para a falta de condições de trabalho e melhorias na estrutura do MTE, além de cobrar a convocação de concursos públicos devido à falta de pessoal.

De acordo com o Sinait, são menos de 3 mil auditores trabalhando hoje no Brasil, quando nota técnica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indica que o país precisaria de 8 mil profissionais. Ainda segundo o sindicato, o Brasil tem o número de auditores mais baixo das duas últimas décadas. “Há 20 anos, nós tínhamos quase 4 mil auditores, hoje temos 2.750, o que afeta o trabalho de prevenção, disse Rosa Jorge, presidenta do Sinait.

Na Baixada Santista, recentemente, o Sintracomos denunciou o elevado n´[umero de acidentes de trabalho no setor da construção civil , direto ao ministro do Trabalho, M<anioel Dias.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

Advogado Áureo Tupinambá, preso em operação do Gaeco, sai da prisão

Ex-diretor da Câmara de Cubatão estava preso desde o último dia 16 de abril por possível envolvimento com o PCC

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter