X

Saúde

Semana traz alerta mundial contra glaucoma

A doença na forma mais comum, que responde por 80% dos casos, é silenciosa, não provoca dor ou outros sinais e pode causar cegueira

Publicado em 09/03/2015 às 16:22

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Iniciada neste domingo (dia 8), a Semana Mundial do Glaucoma segue até sábado (dia 14) para prevenir e alertar para a doença conhecida como o 'ladrão silencioso da visão' e que afeta 4,5 milhões de pessoas no planeta.

O evento é um realização das associações mundiais de Glaucoma e de Pacientes, além de oftalmologistas de vários países. Ações estão programadas para lembrar a população da importância de ir regularmente ao oftalmologista e submeter-se às avaliações da pressão intraocular e do nervo óptico. 

Com causa desconhecida, o glaucoma compromete o nervo óptico encarregado de levar as mensagens visuais ao cérebro. Correm mais riscos os que passaram dos 40 anos, pacientes com altos graus de miopia, histórico familiar da doença e com a pressão intraocular elevada.

A doença na forma mais comum, que responde por 80% dos casos, é silenciosa, não provocando dor ou outros sinais. No entanto, ao ser descoberta, pode ser controlada com medicamentos, que impedem sua progressão e o comprometimento da visão. Alguns casos são passíveis de cirurgia a laser ou implante de drenagem no olho. A visão perdida, entretanto, não pode ser restabelecida.

A Semana Mundial do Glaucoma segue até sábado (dia 14) para prevenir e alertar para a doença (Foto: Divulgação)

Alerta

Em Santos, o Hospital Oftalmológico Visão Laser participa da Semana do Glaucoma levando informação sobre o problema ocular aos pacientes. “Com tantos avanços na Medicina, ainda há pessoas que desconhecem ter o glaucoma. Sem nada sentir, perdem um pouco da visão a cada dia. Tudo isso pode ser evitado com uma simples visita ao oftalmologista e a realização de exames preventivos. Por isso, a classe médica se mobiliza nesta semana para alertar e lembrar a população”, explica o professor doutor em Oftalmologia, Marcello Colombo Barboza, diretor do Visão Laser.

Acredita-se que 4,5 milhões de pessoas estejam cegas no mundo devido aos efeitos do glaucoma. Até 2020, a estimativa é de 11,2 milhões de afetados pela doença e com perda da visão. Procurar um oftalmologista e fazer os exames preventivos são atitudes que devem ser adotadas por pacientes com mais de 35 anos.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

DRAMA NO SUL

Lula visita Porto Alegre e garante verba para estradas; mortes chegam a 75

Rio Grande do Sul vive drama por causas das chuvas severas que atingem o território gaúcho, que já deixaram 75 mortos oficialmente.

EM SANTOS

Cobertura da quadra de escola da Ponta da Praia será entregue até julho

Escola de Santos atende 460 alunos matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, e ainda conta com 50 vagas para a EJA

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter