X

Saúde

Santos oferece medicação para prevenir o HIV

A PrEP combina dois medicamentos (tenofovir + entricitabina) que impedem que o HIV se estabeleça e se espalhe no organismo

Da Reportagem

Publicado em 01/08/2022 às 18:24

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Medicamentos para o combate do vírus da HIV / Divulgação/ Santos

“Meu namorado me disse que é HIV positivo. E agora?”. Esse foi o questionamento feito por Carla (nome fictício), de 40 anos, que não possui o vírus. Preocupada e buscando orientação, procurou a sede do Centro de Controle de Doenças Infectocontagiosas (Rua Silva Jardim, 94) há cerca de um mês. Ela foi apresentada à Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), tratamento que previne a infecção pelo HIV – basta ingerir um comprimido por dia.

“Fui bem acolhida por toda a equipe, esclareceram as minhas dúvidas, fiz todos os exames e iniciei o tratamento. Está sendo super importante para manter o relacionamento saudável e tranquilo. Tomo um comprimido por dia antes de ir para o trabalho”, afirma Carla.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Ela ainda destaca a facilidade de tudo acontecer em um mesmo local: palestra sobre o tratamento, acolhimento, aconselhamento, coleta de exames, consultas e retirada de medicação.

Desde fevereiro de 2018, quando a PrEP passou a ser oferecida pelo Ministério da Saúde em algumas cidades, Santos atende 120 pessoas dos nove municípios da Baixada Santista. O serviço poderia atender ainda mais pessoas, pois tem capacidade para isso, mas sensibilizar pessoas que fazem parte do público-alvo proposto pelo Ministério da Saúde ainda é um grande desafio.

Podem fazer uso da PrEP casais sorodiscordantes (caso de Carla), transexuais, travestis, homens que fazem sexo com homens e profissionais do sexo.

“O uso do preservativo e da profilaxia pós-exposição (tomada de medicamento depois de contato com o vírus HIV) faz com que muitos não se sintam vulneráveis para iniciar o tratamento de prevenção”, lamenta Joseli Cardoso, chefe da Seção de Atendimento Especializado Adulto da Secretaria de Saúde.

Em Santos, percebe-se uma resistência maior junto às travestis, embora seja realizada busca ativa nos locais em que costumam estar. “Elas têm conhecimento, acham legal, mas sentem que não é para elas”, complementa. A maior parte dos que fazem uso da PrEP no serviço do Município são homens e adultos jovens, de até 35 anos.

 

O que é a PrEP

A PrEP combina dois medicamentos (tenofovir + entricitabina) que impedem que o HIV se estabeleça e se espalhe no organismo. A medicação começa a fazer efeito após sete dias de uso para relação anal e 20 dias de uso para relação vaginal.

“Na nossa percepção, há uma adesão boa ao tratamento. A maioria o segue corretamente: toma medicação uma vez por dia, comparece às consultas trimestrais (tempo máximo de espaçamento), realiza exames a cada três meses para identificação de ISTs e de possíveis efeitos colaterais da medicação, em especial da função renal. Não é comum alteração nos rins, mas monitoramos”, destaca o infectologista Tiago Vitor Maria.

Vale lembrar que a PrEP previne a infecção apenas por HIV, por isso é essencial o uso de preservativo para não se infectar com outras doenças. “O que percebemos é que quem faz uso da PrEP, até pelo aconselhamento frequente na unidade, passa a refletir melhor sobre o autocuidado e muda hábitos”, afirma Joseli.       

 

Onde o tratamento está disponível

Qualquer morador de Santos pode buscar pelo serviço no Serviço de Atendimento Especializado Adulto/Infantil, à Rua da Constituição, 556 (Vila Mathias), de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 16h30. Moradores das demais cidades da Baixada Santista devem procurar o serviço de saúde de seu município.

 

A equipe do Centro de Controle de Doenças Infectocontagiosas está à disposição para dar palestras e esclarecer dúvidas em ONGs, grupos e empresas. Os contatos são [email protected][email protected] e (13) 99714-0705.

 

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Cocaína é encontrada em casco de navio no Porto de Santos

Foram encontrados 64 tabletes de cocaína no sea chest do navio, compartimento localizado no casco

Santos

Praiamar Shopping recebe exposição de carros antigos

Chamada 'Carona para o Passado', mostra terá 16 veículos consagrados da Volkswagen expostos na Praça Central do mall a partir da próxima quinta-feira (18)

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software