X

Saúde

Sangue poderá ser doado em veículo itinerante em Santos

Projeto de Lei aprovado pelos vereadores prevê a instituição do Sistema Móvel e Itinerante de Coleta de Sangue em Santos.

LG Rodrigues

Publicado em 21/10/2019 às 06:56

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Serviço de doação de sangue pode passar a ser realizado por veículo em Santos caso lei seja aprovada. / DIVULGAÇÃO

A Câmara de Vereadores de Santos aprovou um projeto de lei que prevê a criação de um veículo que realizará serviços de coleta de sangue e cadastramento de doadores de órgãos e tecidos na rede pública municipal. O PL seguirá para receber aprovação do prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

De autoria do vereador Adilson dos Santos Junior (PTB), o projeto de lei prevê a instituição do Sistema Móvel e Itinerante de Coleta de Sangue e de Cadastramento de Doadores de Órgãos e Tecidos. O objetivo é manter a regularidade dos estoques de sangue nos serviços de hemoterapia e aumentar o registro de potenciais de doadores de órgãos e tecidos que possam existir no município em áreas afastadas.

A proposta chegou a receber parecer contrário da Comissão de Justiça, Redação e Legislação Participativa em 2017 por se tratar de uma 'invasão pelo Legislativo de competência constitucionalmente atribuída ao Executivo em caráter privativo', mas a rejeição foi negada pela própria Câmara.

Segundo o PL aprovado, e que também tem anexado uma propositura do vereador Antônio Carlos Banha Joaquim (MDB), o veículo será conduzido por profissionais que deverão cadastrar os doadores, realizar procedimentos de triagem e exames imuno-hematológicos.

O processo ainda prevê que um calendário referente aos locais de passagem do veículo deverá ser divulgado para que a população esteja ciente.

Para convencer a Câmara sobre a importância de seu projeto de lei, o edil usou a justificativa que Santos, assim como outros municípios, passa por dificuldades para manter os estoques de sangue. Entre alguns dos argumentos estava a dificuldade de deslocamento dos cidadãos até os hemocentros.

Para executar os trabalhos, o vereador propõe a utilização de um veículo que seja produzido por uma fabricante nacional de carrocerias de ônibus que possuem configuração especial com equipamentos e instrumentos médicos para poder atender simultaneamente até seis doadores.

Com o PL aprovado pelos vereadores, o projeto de lei 42/2017 foi, em seguida, encaminhado para a diretoria legislativa e já recebeu todas as assinaturas necessárias na última quinta-feira (17). Em seguida, o processo foi encaminhado para o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, que deverá publicar sua sanção, ou veto, nos próximos dias.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Saiba como se cadastrar para visitar parque aquático gratuito

Parque da Criança, em Indaiatuba, está a menos de três horas de distância da Baixada Santista

Diário Mais

Portadores de burnout têm benefícios assegurados pela lei trabalhista

Segundo especialista, mediante avaliação de perícia médica, empregado pode se desligar indiretamente da empresa

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter