São Vicente

Prefeitura de SV critica suspensão unilateral de linha que permitia baldeação

Decisão da CET-Santos desagradou a Administração por gerar transtornos e prejuízo à população vicentina

Carlos Ratton

Publicado em 11/11/2021 às 07:00

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A linha servia os moradores da Cidade Náutica, em especial, o Conjunto Tancredo Neves / Nair Bueno/ DL

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A Prefeitura de São Vicente informa que a decisão unilateral da Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET-Santos) de retirar a linha 925 (105) que passava pelo Terminal do Valongo onde vicentinos podiam fazer baldeação e pagar uma única tarifa desagradou a Administração por gerar transtornos e prejuízo à população vicentina.

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"Por se tratar de uma prerrogativa do município de Santos, por meio da CET, não caberia notificação por parte da gestão vizinha. No entanto, a Secretaria de Trânsito e Transportes (Setrans) manifestou-se contrária a medida, em recente reunião com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU)", informa a Prefeitura vicentina.

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A gestão municipal vicentina revela ainda que aguarda uma definição sobre as tratativas entre EMTU e CET a respeito desta questão que impacta diretamente o dia a dia do cidadão.

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TRABALHADORES.

A linha servia principalmente os moradores do bairro vicentino Cidade Náutica, em especial do Conjunto Tancredo Neves, que receberá 1.120 famílias de Santos. Centenas de trabalhadores e trabalhadoras, além de estudantes de São Vicente estão sofrendo por conta da medida unilateral de Santos.

A linha existia desde os tempos em que as duas cidades eram administradas pelo Partido dos Trabalhadores. David Capistrano e Luiz Carlos Luca Pedro - de 1993 a 1996.

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Na Câmara de Santos, o vereador Francisco Nogueira (PT) já apresentou um requerimento cobrando a prefeitura santista sobre a decisão da CET-Santos.

PREFEITURA.

A Prefeitura de Santos revela que a CET-Santos determinou que o Terminal do Valongo, no início da pandemia, foi reorganizado para o atendimento exclusivo para as linhas municipais. A linha 105, intermunicipal, deixou de ingressar no terminal por não atender às recomendações preconizadas pelas autoridades sanitárias.

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A Companhia também esclarece que a integração tarifária não depende de um terminal físico para ser viabilizada, podendo ocorrer por meio de cartão transporte, da mesma forma como se dá a integração do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) com as demais linhas de ônibus.

Mesmo se tratando de linha intermunicipal, a CET-Santos destaca que está em tratativas com a EMTU, a fim de reativar a integração tarifária da linha 105 com os coletivos municipais. (Carlos Ratton)

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