X

Cubatão

Justiça determina que parte dos ônibus volte a circular

Decisão liminar reverte paralisação e exige que 70% da frota esteja ativa em horários de pico

Da Reportagem

Publicado em 08/11/2021 às 19:06

Atualizado em 08/11/2021 às 20:16

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

70% da frota deve voltar às ruas nos horários de pico / Divulgação

A Fênix Viação, concessionária de transporte coletivo de Cubatão, informou na tarde desta segunda (8), que a Justiça determinou - conforme decisão liminar - a operação de 70% dos ônibus da frota nos horários de pico (6h, 9h, 16h e 19h) e 50% no entre pico.

A paralisação dos trabalhadores na manhã desta segunda atingiu 100% das linhas da Cidade. Segundo a viação, a greve se deu por reivindicações de reajuste salarial dos colaboradores junto ao Sindicato, "da qual a empresa restou impossibilidade de conceder visto o desequilíbrio do contrato de concessão firmado com o Município.

A greve iniciou às 4 horas da madrugada desta segunda-feira (8). Este seria o horário que os primeiros ônibus deveriam sair da garagem. A greve, que foi aprovada em assembleia na última quinta (4), é uma reivindicação pela assinatura do acordo coletivo negociado em maio deste ano, que prevê o reajuste dos salários dos trabalhadores.

Cerca de 60 trabalhadores estavam de braços cruzados aguardando respostas por parte da empresa. Segundo o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários de Santos e Região (Sindrod), Eronaldo José de Oliveira, o reajuste acordado é de 7,59% nos vencimentos dos trabalhadores. Em uma reunião realizada no início de outubro entre o sindicato, a empresa e a prefeitura, a direção da Fênix garantiu que pagaria em cinco parcelas o reajuste retroativo desde maio. No entanto, o pagamento não foi realizado.

Prefeitura

Em nota, a Administração Municipal explicou que o motivo da paralisação se dá exclusivamente por reivindicações trabalhistas do sindicato à empresa Fênix. A Prefeitura informa também que as solicitações feitas pela viação sobre as cláusulas contratuais estão seguindo os trâmites administrativos e processuais.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

Cotidiano

Caminhão perde controle e trava Rodovia Anchieta

Após a retirada do caminhão, o tráfego voltou a sua normalidade

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter