X

São Vicente

Mais de 10 mil toneladas de resíduos já foram removidas da Avenida Penedo

Há muito tempo sem ter os resíduos retirados, local começou a ganhar “cara nova” a partir de 24 de agosto

Da Reportagem

Publicado em 02/09/2021 às 17:46

Atualizado em 02/09/2021 às 18:04

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Avenida Penedo, que já foi alvo de diversas reportagens na imprensa, passa, desde o dia 24 de agosto, por um longo processo de limpeza / Divulgação/PMSV

“Um dos nossos principais desafios no primeiro ano de Administração Municipal é limpar, literalmente, a bagunça deixada no governo”, comentou, na manhã desta quinta-feira (03), o prefeito Kayo Amado, durante visita na região conhecida como Penedo 900, no Catiapoã.

O local, que já foi alvo de diversas reportagens na imprensa, passa, desde o dia 24 de agosto, por um longo processo de limpeza, para a remoção dos resíduos acumulados durante muito tempo.

Os resíduos Urbanos (RU) e resíduos de construção civil (RCC) estão sendo removidos por uma empresa contratada, que também faz a correta destinação do material. Até o momento, mais de 10 mil toneladas foram retiradas.

Kayo Amado, ao assumir a Prefeitura, ressaltou que o espaço “estava completamente cheio de lixo, de resíduos”. 

Além de constantes reclamações por parte da população, o problema foi alvo do Ministério Público (MP), outras instituições.

“Pegamos o problema e hoje estamos resolvendo. O lixo está sendo retirado e será destinado para locais distanciados, de forma correta, para que não agrida o meio ambiente e nem o cidadão.

É esse o trabalho de organizar a casa, para que a gente possa ter, sim, uma Cidade melhor a cada dia”, afirmou o prefeito.

De acordo com a secretária do Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam), Flávia Ramacciotti, o local em questão trata-se de uma área de secagem, onde a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedup) deposita o material proveniente dos canais, durante os trabalhos de desassoreamento, para posterior destinação. “Começamos um trabalho que envolve a área Penedo 900 e a região do Sambaiatuba, para fazer a retirada desses resíduos que estavam depositados de forma irregular há muito tempo. Precisávamos dar um destino para eles.”

A previsão é concluir esta primeira etapa dos trabalhos em até seis meses. No entanto, Flávia ressalta que “é um trabalho contínuo e que não pode ser interrompido”.

Haverá ainda a contratação de novos serviços continuados até que seja definida a correta destinação de forma permanente.

Além disso, como o material ficou muito tempo sem ser retirado, houve o descarte irregular de outros tipos de resíduos. “Há materiais que não podem ir para qualquer lugar, então tomamos o cuidado de analisar e fazer a correta destinação”, afirmou a secretária da Semam.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

1.000 embalagens de plástico foram trocadas por itens sustentáveis, em PG

Ação aconteceu durante a '1ª Feira Verde de Praia Grande', no último domingo (21)

Turismo

Outono é temporada ideal para mergulhar no Litoral Norte de São Paulo

Saiba porque a estação é boa para a prática de mergulho e quais são os melhores pontos da Região

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter