Escola municipal recebe absorventes femininos do projeto ‘Entre Elas’

Ação já arrecadou mais de dois mil pacotes; todas as escolas de São Vicente serão contempladas, com o objetivo de combater a pobreza menstrual

Comentar
Compartilhar
28 SET 2021Por Da Reportagem16h50
Idealizado pelo Fundo Social de São Vicente, o ‘Entre Elas’ tem como objetivo combater a pobreza menstrual nas escolas municipaisIdealizado pelo Fundo Social de São Vicente, o ‘Entre Elas’ tem como objetivo combater a pobreza menstrual nas escolas municipaisFoto: Divulgação/PMSV

O projeto “Entre Elas”, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS-SV), em parceria com as secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social, Imprensa e Comunicação, além da Coordenadoria da Juventude e Assessoria de Políticas Públicas para a Mulher, realizou a primeira entrega de absorventes femininos na EMEF Matteo Bei, no Parque São Vicente. 

A secretária de Educação, Nívea Marsili, destacou a importância de levantar o tema e empoderar as meninas. “A ação vai muito além de apenas entregar absorventes, pois traz dignidade àquelas que não conseguem comprar. A gente abre a discussão sobre empatia, higiene, saúde e permite que todas falem sobre as suas necessidades.” 

A ação, que já arrecadou 2.085 pacotes, tem como objetivo combater a pobreza menstrual, oferecendo absorventes para alunas das escolas municipais. “As adolescentes ficam envergonhadas quando menstruam. Algumas se sentem inseguras e pedem conselhos às professoras, pedem absorventes. Sempre temos alguns disponíveis para oferecer. Esse projeto é importante para que elas se sintam vistas, lembradas e acolhidas num momento difícil de adaptação”, destacou Ruth Rios Braz, diretora da escola.

Thaynã Carneiro, presidente do Fundo Social, contou que ver o projeto tomando forma traz o sentimento de que sempre dá para fazer mais um pouco. “Conversar olho no olho com essas meninas é muito importante. Esses absorventes são um pontapé. Começamos com eles, mas o ‘Entre Elas’ vai muito além.” 

A estudante M.C.H, de 13 anos, se sentiu grata pelas doações. “Muitas meninas não têm acesso a itens básicos de higiene. Esse trabalho é muito importante e bonito.”

 

Projeto Entre Elas

Idealizado pelo FSS, o ‘Entre Elas’ tem como objetivo combater a pobreza menstrual nas escolas municipais por meio da arrecadação e doação de absorventes íntimos femininos. Isso porque, com a falta de recursos para o acesso a estes produtos básicos de higiene, algumas meninas perdem parte das aulas por sentirem vergonha de ir à escola durante o período da menstruação. 

O Fundo Social também criou uma embalagem discreta para evitar qualquer tipo de constrangimento dentro das escolas. 

 

Pontos de arrecadação

Os pontos de arrecadação ficam no Paço Municipal (Rua Frei Gaspar, 384), no Fundo Social de Solidariedade (Rua Benedito Calixto, 205) e na Subprefeitura da Área Continental (Avenida Deputado Ulisses Guimarães, 211). Todos os tipos de absorventes externos são aceitos.