Santos

Seminário do Café reunirá especialistas de 29 países em Santos

Evento é o mais importante do setor em todo mundo e receberá 800 executivos, produtores, pesquisadores e técnicos dos cinco continentes

Nilson Regalado

Publicado em 20/05/2024 às 06:40

Comentar:

Compartilhe:

O Seminário Internacional do Café será realizado em Santos neste ano pela primeira vez / Reprodução

Após 50 anos de contribuições para o setor, o Seminário Internacional do Café será realizado em Santos neste ano pela primeira vez. A programação inclui palestras e painéis com especialistas em Economia, Marketing, sustentabilidade, inovação, mercado e consumo. A agenda começa nesta terça-feira e segue até quinta-feira, no Blue Med Convention Center, na Ponta da Praia.

O Seminário é promovido pela Associação Comercial de Santos (ACS) e terá recorde de participantes, com mais de 800 inscritos, vindos de 29 países. Isso representa um crescimento de 60% no número de inscritos na comparação com a edição anterior, realizada em 2022, no Guarujá. Naquela ocasião, foram 500 inscritos, entre executivos, produtores, pesquisadores e representantes de cooperativas vindos de 20 países, como Estados Unidos, Alemanha, Suíça, Bélgica, Canadá, Reino Unido e Tunísia.

E uma das novidades desta 24ª edição do Seminário é que o evento será carbono zero. Ou seja, todas as emissões de carbono promovidas durante os três dias de agenda serão medidas e posteriormente serão compensadas.

Conforme Carlos Santana Júnior, vice-presidente da Associação Comercial de Santos (ACS), a organização do evento, que é da própria ACS, adotou as melhores práticas internacionais de ESG e aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU). Assim, foi elaborado um sistema de cálculos que permite levantar dados sobre a geração de carbono de todo o evento.

Um dos aspectos que serão avaliados é o consumo de combustível utilizado por cada participante para chegar ao evento. “Vamos calcular os impactos ambientais gerados pelos deslocamentos, tanto de pessoas que vêm de outras partes do Brasil quanto de diversas partes do mundo. Levaremos em consideração as condições aéreas e rodoviárias”, frisou. Santana também afirmou que até mesmo o consumo de energia elétrica das hospedagens será contabilizado.

Além disso, toda a estrutura está sendo preparada para reduzir a geração de resíduos sólidos e para destinar o lixo corretamente. Toda a seleção de fornecedores foi feita com este olhar ambiental.

Caminhos a seguir

O presidente da ACS, Mauro Sammarco, explica que a agenda foi montada com o objetivo de proporcionar aos espectadores uma visão ampla do cenário mundial e apontar caminhos, a fim de se superar desafios e atingir maiores marcas no setor.

“Enfrentamos um momento ainda delicado enquanto sociedade global, com guerras e grandes economias combalidas”, salienta Sammarco. “Isso, claro, traz impactos nas mais diversas áreas, exigindo que o empresariado e os profissionais enxerguem problemas, obstáculos e oportunidades, para não terem seus negócios atingidos e prejudicados. É isto que queremos possibilitar, trazendo especialistas de nível global e debatendo assuntos de diversas áreas, como marketing e inovação”, completa o presidente da ACS.

O evento também contará com a presença de palestrantes que se tornaram referência no Brasil e na América Latina. Um deles é Ricardo Amorim, considerado pela Revista Forbes o economista mais influente do Brasil. Ele é um dos maiores influenciadores latino-americanos no LinkedIn.

Além disso, Amorim ganhou o Prêmio iBest de Melhor Conteúdo em Economia e Negócios. Ele é o único brasileiro na lista dos melhores palestrantes mundiais do Speakers Corner. No evento organizado pela ACS, Amorim vai palestrar em um palco 360º, uma das novidades desta edição, para falar sobre Economia.

Santista no marketing

Outro destaque na programação é Hugo Rodrigues, publicitário nascido em Santos que hoje preside o McCann Worldgroup. Em 2017, o estudioso do consumo e comportamento do consumidor foi escolhido para suceder a Washington Olivetto na WMcCann. Isso se deu após ter liderado uma das maiores viradas do mercado, ao levar a Publicis do 12º ao 2º lugar no ranking de agências.

O publicitário já figurou como o único executivo de agência na lista da Bloomberg das Personalidades mais Influentes da América Latina e foi vencedor de 19 Leões no Festival de Cannes.

O seminário

O seminário acontece desde 1972, mas sempre foi realizado no Guarujá. O objetivo deste encontro de negócios bienal, reconhecido como o mais tradicional do setor cafeeiro no Brasil, é promover a interação entre profissionais e executivos do setor, permitindo troca de experiências e acerto de parcerias comerciais.

Durante o Seminário, são apresentados estudos e pesquisas com cenários mundiais, novidades tecnológicas, tendências de consumo e outros detalhes importantes para tomada de decisões.

Organizado pela ACS, o evento tem o apoio de várias entidades do segmento e atuação direta do Comitê do Café. No link www.seminariocafesantos.com.br é possível conferir mais informações sobre a programação.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Esportes

De volta ao Santos? Danilo explica suas prioridades no futebol brasileiro

Jogador é capitão da Seleção Brasileira e defende as cores da Juventus (ITA)

Diário Mais

O combinado não sai caro! Entenda o que é contrato de namoro e o seu valor legal

A prática virou tendência entre famosos e pessoas anônimas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter