X

GASTRONOMIA

'Santos Paladares': fotolivro retrata a cena de bares e restaurantes de Santos

Os jornalistas Diego Brígido e Fernanda Lopes se juntaram ao fotógrafo Alexsander Ferraz e reuniram na publicação mais de 70 personalidades da gastronomia santista, que também traz receitas e curiosidades

Da Reportagem

Publicado em 27/11/2023 às 18:37

Atualizado em 27/11/2023 às 18:53

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os jornalistas Diego Brígido e Fernanda Lopes contam, no livro, um pouco da trajetória de chefs, bartenders, empresários do ramo e cervejeiros que têm apostado na cena local / Divulgação

Chefs e empresários da cena gastronômica de Santos, como Dario Costa, Netão, Babbo Américo, Maísa Campos, Bia Salles, Kátia Lopes, Daniel Stucchi e muitos outros estão retratados em ‘Santos Paladares: pessoas que temperam a cena gastronômica santista’. 

Os jornalistas Diego Brígido e Fernanda Lopes contam, no livro, um pouco da trajetória de chefs, bartenders, empresários do ramo e cervejeiros que têm apostado na cena local. Com fotos do fotógrafo Alexsander Ferraz, a publicação retrata estas personalidades em momentos descontraídos, destacando também pratos e drinques.

Diego Brígido, jornalista que cobre gastronomia na Baixada Santista há 8 anos e mantém, há cinco, um Guia de Bares e Restaurantes locais, já com 11 edições publicadas, explica: “O livro surgiu com a ideia de homenagear e jogar luz nestas pessoas que, muitas vezes, estão nos bastidores, mas são essenciais para essa efervescência da cena gastronômica santista”.  
Pessoas e paladares

São mais de 70 pessoas retratadas, que representam cerca de 50 estabelecimentos santistas: dos restaurantes mais tradicionais, como Babbo Américo, Cantina Di Lucca, Almeida e Café Carioca, aos bares descolados, como Hideout, Arapuka e Baraçaí, passando por novos ícones santistas, como o Madê, CeSTÚ, Lorient, Garni e Revo.

Além de conhecer um pouco mais sobre cada um desses chefs e empresários, os leitores ainda conhecerão receitas famosas dos chefs e bartenders locais, com fotos que provocam os paladares. São 30 receitas, entre comidas e drinques, incluindo ícones da culinária caiçara e pratos autorais de menus de sucesso na Cidade.

“É um retrato deste momento da cena gastronômica em que Santos tem se destacado com nomes de relevância nacional e também um passeio pela tradição, por aquilo que alicerçou, que foi a base dessa conquista”, ressalta Fernanda Lopes, jornalista formada em Gastronomia e que pesquisa e escreve sobre o assunto há 15 anos

As imagens mostram essas pessoas representativas e seus pratos e drinques sob o olhar experiente e singular do fotógrafo Alexsander Ferraz, que descobriu que “levava jeito” para fotos gastronômicas ainda estagiário do jornal O Estado de S. Paulo. “Começaram a me colocar em várias pautas de restaurantes porque gostaram do meu trabalho”, conta Alexsander. E ele também gostou. 

Há 15 anos, junto com Fernanda Lopes, passou a acompanhar a cena gastronômica da região, documentando e registrando com suas lentes, novidades e receitas. “A fotografia gastronômica exige cuidado, tanto com a produção da mesa, disposição do alimento, como da iluminação, que pode valorizar ou destruir uma receita”, avalia. O resultado são pratos apetitosos e seus autores, que certamente irão inspirar os leitores. 

O livro traz ainda textos que retratam a evolução da cena gastronômica santista, as influências caiçara e dos imigrantes na culinária local e curiosidade e receitas de símbolos, como o pão de cará, tipicamente de Santos, além de crônicas sobre comida de Diego e Fernanda. 

Lançamento e noite de autógrafos

‘Santos Paladares: pessoas que temperam a cena gastronômica santista’ será lançado oficialmente em um evento fechado para convidados, no dia 12 de dezembro, mas no dia seguinte já estará à venda na livraria Realejo, ícone santista, por R$ 89.90.

Na sexta-feira, 15 de dezembro, os três autores estarão na livraria Realejo (Rua Marechal Deodoro,6, Gonzaga, Santos) para uma noite de autógrafos aberta ao público, a partir das 19h. 

Parte da arrecadação com a venda dos livros será revertida para o Lar Espírita Mensageiros da Luz, que atende gratuitamente, em regime de abrigo, pessoas com paralisia cerebral. 

Serviço

Noite de autógrafos

Sexta, 15/12

A partir das 19h

Livraria Realejo – Av. Marechal Deodoro, 2  - Gonzaga - Santos

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cubatão

Quer casar no Píer? Casamento Comunitário está com inscrições abertas

Segundo organizadores, ainda há vagas para a cerimônia oficial que ocorre no dia 31 de maio

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter