X

Cultura

Livro resgata histórias de personalidades de Santos

Somado ao desejo de dar holofote para as personalidades marcantes, outro ponto que contribuiu para o nascimento desta obra foi um outro lançamento

Igor de Paiva

Publicado em 09/11/2023 às 07:30

Atualizado em 09/11/2023 às 11:08

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Dentro do seu conteúdo, o livro registra a história de três grandes personagens da história do município / Igor de Paiva - Diário do Litoral

A observação e o desejo de resgatar a memória e a história da região. É com essa frase que Diego Turato, Historiador e professor, explica como a chama se acendeu para escrever o livro “Histórias de Santos”, que será lançado na próxima sexta-feira (19), das 18h às 21h, na Estação Cidadania, localizado na Avenida Ana Costa, 340, Santos. 

Dentro do seu conteúdo, o livro registra a história de três grandes personagens da história do município: José Bonifácio (1763 - 1838), Saturnino Brito (1864 - 1929) e Maria Lúcia Prandi (1944 - 2015). 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Somado ao desejo de dar holofote para as personalidades marcantes, outro ponto que contribuiu para o nascimento desta obra foi um outro lançamento. 

“Em 2020, publiquei meu primeiro livro falando sobre a primeira faculdade de Santos, e dando continuidade enquanto historiador e alguém plenamente envolvido na educação, surgiu a ideia de falar sobre algumas pessoas que fizeram história em Santos. A Maria Lúcia Prandi, por exemplo, era professora, foi secretária de educação e vereadora na cidade. Um exemplo de mulher em tudo que se possa imaginar”, explicou. 

Turato também explica que durante o planejamento da obra diversos dados e relatos dos personagens foram armazenados pela equipe, formada também por Gabriel Guasti. 

“Inicialmente é obrigatório o levantamento de bibliografias, fontes confiáveis que falam sobre os personagens. Depois é preciso gastar um bom tempo lendo o que foi coletado. Nesse processo de leitura eu já aproveito para escrever. O fundamental é ter referências bibliográficas. No caso da Prandi por exemplo, tem muitos discursos dela disponíveis no site da Alesp, mas foi preciso entrevistar pessoas que conviveram com ela, os familiares dela assim como algumas pessoas que foram da assessoria dela e estavam diariamente com ela, todas (o) foram muito educadas (o), e toparam entrevista.”, comentou. 

Entre os grandes desafios da realização do projeto, Diogo explicou que o trabalho em equipe foi algo que precisou ser tratado com paciência. No entanto, ele fez questão de enaltecer seu colega de trabalho e ex-calouro da faculdade. “É  um grande desafio, pois não depende só de você, depende de outro. Mas o Gabriel é um garoto que eu gosto muito, foi meu calouro no curso de história na UniSantos, sempre tivemos bom convívio”. 

Planos para o futuro 

Apesar da obra estar a poucos dias do seu aguardado lançamento, o autor confessa que existe uma vontade de continuar o projeto em outros municípios. No entanto, a alta demanda e a sua colaboração em outros livros pode atrasar a ideia. 

“Esse é o meu quarto livro, quero escrever até minha velhice, portanto haverá outras obras, contudo estou muito atarefado e não sei quando virá”, explicou. 

Com 3 anos de carreira, Diego foi autor ou organizador de outros três escritos. Seu primeiro trabalho, lançado em 2020, tinha a alcunha de "Início do Curso Superior em Santos". O exemplar contava a história da primeira faculdade de Santos, criada em 1929. 

O segundo tinha como propósito destrinchar o tema amor dentro do cristianismo, enquanto o terceiro, chamado de “2011 o ano Mágico” mostrava todos os momentos da terceira conquista da Copa Libertadores da América na história centenária do Santos Futebol Clube naquele mesmo ano.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Levantamento aponta que está mais barato comer fora do que em casa; entenda

Segundo a Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de SP, estabelecimentos arcam com 14,4% dos custos para manter preços, reduzir lucro e fidelizar clientes

Santos

Estudos para trem ligando São Paulo a Santos devem começar em junho

As informações são do secretário de Estado de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini. O projeto foi noticiado pelo Diário em fevereiro

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter