Projeto arquitetônico, feito pela Prodesan, prevê acessos individualizados para a Policlínica Vila Gilda / Raimundo Rosa/PMS
Continua depois da publicidade
Gerenciadas pela Secretaria de Obras e Edificações (Seobe), os serviços de ampliação e reforma do Centro da Juventude e de uma nova policlínica para atender até 16 mil pessoas já estão com 55% dos serviços executados. A previsão de inauguração é no segundo semestre deste ano.
A construção é executada no terreno do Centro da Juventude da Zona Noroeste (Rua Ver. Álvaro Guimarães, 862-894, Rádio Clube). “Os ambientes da policlínica já foram erguidos, e as paredes de dry wall com todas as infraestruturas estão sendo posicionadas”, diz o arquiteto da Seobe, Roger Guerra.
Continua depois da publicidade
O projeto arquitetônico, feito pela Prodesan, prevê acessos individualizados para a Policlínica Vila Gilda e para o Centro da Juventude, com rampas e elevadores separados, para não misturar o público.
As intervenções não têm custo para o Município, sendo frutos de um Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (Trimmc) entre a Prefeitura e Brasil Terminal Portuário (BTP), com investimento total de R$ 5 milhões.
Continua depois da publicidade
A nova policlínica do Dique da Vila Gilda, com 773,7m² de área construída, vai oferecer seis consultórios médicos e dois consultórios odontológicos. O pavimento térreo terá saguão de entrada, recepção, salas de vacinas, enfermagem, triagem e dispensário/medicação, salas de inalação, coleta, procedimentos, curativos, esterilização; almoxarifado, sala da chefia, além de dez sanitários, entre feminino, masculino e PCD.
Já o mezanino será destinado para o refeitório, copa, sala de atividades coletivas, sala de agentes comunitários de saúde, sala de reunião, dois vestiários e dois sanitários. Todo o espaço será totalmente climatizado e acessível, com elevador.
A nova unidade de saúde da Zona Noroeste contará com quatro equipes de Saúde da Família, além do padrão de conforto e qualidade dos equipamentos da rede de Atenção Primária do Município. Vai ajudar a desafogar a demanda da única unidade de saúde do bairro, a Policlínica Rádio Clube, que detém o maior total de atendimentos anual, 276 mil em 2023.
Continua depois da publicidade
Os tapumes da obra já não escondem o edifício de quatro pavimentos do Centro da Juventude da Zona Noroeste, reformado e ampliado. Todas as lajes já foram erguidas e os trabalhos se concentram nas infraestruturas elétrica e hidráulica da superestrutura de 1.750m² de área construída. As próximas etapas programadas são as alvenarias dos pavimentos superiores e colocação das esquadrias.
O pavimento térreo vai abrigar o anfiteatro com palco, auditório, sala de áudio e projeções, duas galerias (entrada para o anfiteatro), coxia, quatro sanitários, dois camarins. Haverá troca de revestimentos no piso e forro, pintura, substituição de chuveiros, torneiras e válvula Hydra.
O primeiro pavimento foi destinado para sala de idosos, praça de alimentação, lavanderia, despensa, cozinha, sala de chefia, de administração e quatro sanitários.
Continua depois da publicidade
O segundo pavimento terá sala de informática, brinquedoteca, sala de artes, sala de música com cabine de som e quatro sanitários, além de sala de dança com espelhos, barras polidas para dança e assoalho flutuante para prática de dança em tábua corrida maciça de Jatobá.
Já na cobertura, que é o terceiro pavimento, ficarão o salão de festas e quatro sanitários.