Santos

Fórum do Corredor Azul acontece nos dias 26 e 27; confira a programação

Ação tem como tema a 'Construção do Polo Científico e Tecnológico em Economia Azul, Porto e Logística'

Da Reportagem

Publicado em 19/06/2024 às 23:22

Comentar:

Compartilhe:

Prefeitura de Santos, o Movimento ODS Santos e o Sebrae são alguns dos realizadores do evento / Divulgação/PMS

Na próxima quarta (26) e quinta-feira (27), acontecerá no Parque Tecnológico de Santos a 3ª edição do Fórum do Corredor Azul. O evento é gratuito e será na sede do órgão, localizada na Rua Henrique Porchat, 47, Vila Nova. O objetivo é discutir a eficiência e a sustentabilidade na criação de espaço para o desenvolvimento da economia azul, Porto, inovação tecnológica e logística. Para se inscrever, basta clicar aqui.

O fórum tem como tema a ‘Construção do Polo Científico e Tecnológico em Economia Azul, Porto e Logística’ e vai debater como o polo científico e tecnológico pode revolucionar a economia local, atrair empresas e investidores e criar empregos especializados, melhorando a condição dos salários e a arrecadação das cidades. A Prefeitura de Santos, o Movimento ODS Santos e o Sebrae são alguns dos realizadores do evento.

A economia azul é um conceito que se refere ao uso sustentável dos recursos oceânicos e aquáticos para promover o crescimento econômico, melhorar os meios de subsistência e empregos, e preservar a saúde dos ecossistemas aquáticos. Esse modelo de economia busca aproveitar o potencial dos oceanos, mares, lagos e rios de uma maneira que respeite a biodiversidade e os ecossistemas, enquanto impulsiona atividades econômicas como pesca, turismo, energia renovável marinha, biotecnologia marinha e transporte.

No dia 26 (quarta-feira), a programação do evento começa às 10h30 com debate sobre o tema ‘A importância do Governo no desenvolvimento dos ambientes de inovação’, a cargo de Claudia Sodero, da Unisantos; do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo, Vahan Agopyan; do diretor técnico do Sebrae, Marcos Vinholi e dos prefeitos da Poligonal do Porto.

Às 11h30, será ministrada a palestra ‘Impacto da Inovação Colaborativa na Economia Azul - Cases de Sucesso Beta-i na Europa (ASPBAN) e Brasil (BlueRio)’. O tema será abordado por André Nunes, sócio e COO da Beta-i Brasil. Na sequência, às 12h, o painel ‘Hub Azul, o início do Polo Científico em Economia Azul, Porto e Logística’ será o tema tratado pelo presidente do Parque Tecnológico de Santos, Eduardo Bittencourt, pelo professor da Unifesp Ronaldo Christofoletti, pelo superintendente de Operações Portuárias da Autoridade Portuária de Santos, Ricardo Hideki Maeshiro, e pelo consultor de Inovação do Sebrae Santos, Marcio Cruz.

Para o período da tarde, a programação começa às 14h com o tema ‘Como a pesquisa científica pode gerar negócios e resolver problemas do mercado e sociedade’. Tendo como mediador Tomas Alvim, do Insper, o assunto será abordado pela professora Patrícia Santiago (IEAMar/Unesp), professor Renato Marcio (Fatec), pesquisadora Aline Martinez (Unifesp) e pelo professor Rafael Pedrosa (Unisanta).

Na sequência, o evento discute, às 15h, ‘Escola Azul: Formação das novas gerações para a ciência e tecnologia azul’, reunindo secretários de Educação da Baixada Santista e o professor Ronaldo Christofoletti, da Unifesp. Já às 16h15 serão apresentadas ações da Unesco sobre ‘Cidades e resiliência climática’ e, fechando a programação, o escritor e representante do Sebrae Rio de Janeiro Renato Dias Regazzi fala às 17h sobre ‘Governança da Economia Azul’.

COCRIAÇÃO DO FUTURO

No dia 27 (quinta-feira), o fórum começa às 9h com o workshop ‘Cocriando o futuro da costa’, a cargo de Glauco Tabet, da WeWin. Para as 11h está programada uma visita à Autoridade Portuária de Santos (APS), à Fundação Cenep e ao Museu do Porto. Na parte da tarde, às 13h30, será realizada uma Palestra Embarcada pelo Canal do Porto de Santos.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Artista usa inteligência artificial e emociona ao mostrar como estariam os Mamonas hoje

Grupo musical morreu em trágico acidente aéreo em 2 de março de 1996

Diário Mais

É amanhã! Amazon celebra Prime Day; veja preços e como ativar as promoções

Ofertas atendem diversos produtos e celebração dura até o próximo dia 21

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter