HABITAÇÃO

Prefeitura de Praia Grande realiza desocupação com a iniciativa 'Risco Zero'

Ação foi acompanhada por equipes da Sehab, Sesurb, Seurb e Guarda Ambiental

Da Reportagem

Publicado em 14/02/2023 às 19:11

Atualizado em 16/03/2023 às 18:47

Compartilhe:

O local que está sendo desocupado é uma área classificada com alto risco de alagamentos / Jairo Marques/PMPG

O Programa Habitacional Risco Zero da Secretaria de Habitação (Sehab), da Prefeitura de Praia Grande, realizou nesta terça-feira (14) mais uma desocupação de uma residência em local com riscos de alagamentos. A área que está sendo desocupada fica no Bairro Esmeralda e desde o início do mês de janeiro as famílias já estão saindo do local. 

Quando as famílias deixam a área, a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) faz a demolição da construção e o recolhimento dos materiais. A Guarda Ambiental e a Secretaria de Urbanismo (Seurb) também prestam apoio durante a ação.

O local que está sendo desocupado é uma área classificada com alto risco de alagamentos e, por isso, não pode passar pelo processo de regularização fundiária. A principal preocupação do Programa Risco Zero são as condições de vida dos moradores, uma vez que sofrem com diversas inundações em suas residências. A área também é de preservação ambiental.

O Programa Risco Zero já identificou as áreas com alto risco de alagamento e que também são de preservação ambiental e agora segue fazendo a orientação desses moradores para que possam ser encaminhados a outras residências, contando com o auxílio do aluguel social e também com a inscrição no cadastro habitacional do Município.

O secretário de Habitação, Anderson Mendes, explica que o programa vem para promover mais dignidade para as famílias que moram em áreas de risco. “Essas pessoas sofrem com enchentes, perdendo seus móveis e sofrendo com diversos riscos que isso traz. Além disso, por ser uma área de preservação ambiental não podemos realizar a regularização fundiária dessas moradias. Com o auxílio do aluguel social, eles poderão viver em lugares com mais dignidade e com segurança. Esse é o principal objetivo da Sehab: proporcionar melhores condições de vida para os moradores”.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

No dia dos avós, veja qual signo mima mais os netos

Confira como são os avós de cada signo do zodíaco

PARIS 2024

Confira a agenda do vôlei brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris

O time brasil está representado pelas duas categorias

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter