Praia Grande

Praia Grande possui a maior malha cicloviária da Baixada Santista

Investimentos e campanhas educativas são realizados com frequência

Da Reportagem

Publicado em 11/02/2024 às 07:00

Compartilhe:

Campanhas educativas e de conscientização são realizadas constantemente para que todos possam transitar pelas ruas da Cidade com tranquilidade, seja para chegar à escola e ao trabalho ou para passear / Amauri Pinilha/PMPG

Praia Grande conta com cerca de 100 km de ciclovias e ciclofaixas, número que a destaca como a maior malha cicloviária da Baixada Santista e uma das principais em todo o País. Mais do que um número, é um investimento na segurança de ciclistas, pedestres e motoristas que circulam pela Cidade.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Campanhas educativas e de conscientização são realizadas constantemente para que todos possam transitar pelas ruas da Cidade com tranquilidade, seja para chegar à escola e ao trabalho ou para passear. De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), um terço da população possui bicicleta e a utiliza como meio de transporte diário (aproximadamente 100 mil pessoas). No período de temporada, esse número cresce ainda mais.

Uma destas campanhas é o Bike Legal. Com o auxílio de óculos de realidade virtual, estudantes de Praia Grande podem vivenciar situações reais do dia a dia do trânsito, com orientações sobre atitudes viárias mais seguras, dentro do projeto Bike Legal.

O projeto envolve estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Durante a ação, os estudantes podem embarcar em uma bicicleta fixa e, com o uso de equipamentos de realidade virtual, visualizam uma simulação em 3D, gravada em locais reais da Cidade. Ao vestir os óculos, os usuários têm a sensação de estarem montados na bicicleta, pedalando na ciclovia, e ao longo do trajeto situações vão sendo apresentadas, onde o condutor precisa reagir de forma segura.

Em Praia Grande, a Lei 1.970/2019 regulamenta e disciplina a circulação de bicicletas, triciclos e veículos similares superiores a três aros, não motorizados, nas vias públicas do Município, vedando a circulação destes veículos nas vias públicas e respectivos passeios onde existam ciclovias disponíveis, justamente como uma forma de estimular o seu uso, já que é o local apropriado para esses veículos transitarem, e assim evitar acidentes.

A legislação determina ainda que o ciclista que desrespeitar ou infringir as disposições ficará sujeito à aplicação de medida administrativa de apreensão da bicicleta, triciclo ou equipamento similar e remoção para o Pátio Municipal de Apreensões de Veículos.

Amiga da Bicicleta – O Município já recebeu cinco vezes o troféu “Cidade Amiga da Bicicleta”. Dois foram concedidos pela própria Associação Brasileira de Ciclistas, em 2007 e 2008, outro pelo Instituto Pedala Brasil e União de Ciclistas do Brasil, durante o evento “Bicicultura”, realizado na cidade de Sorocaba, em 2010. Em 2014 pela Associação Brasileira de Ciclistas, Skates, Patins e Cadeirantes, e pela Liga Santista de Ciclismo no 1º Congresso de Mobilidade das Cidades Cicloviárias da Baixada Santista. E em 2016, durante o II Festival da Bicicleta do Litoral Paulista, na cidade de Santos. Na ocasião, a Prefeitura também recebeu a medalha “Cláudio Clarindo 2016”, entregue para técnicos e ativistas na área.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Festa Inverno 2024 é estendida até 10 de agosto; saiba mais

O festival ocorre no Parque do Valongo, novo complexo turístico da cidade e a entrada é gratuita

Cotidiano

8ª ExpoGaúcha chega ao fim neste final de semana no Litoral de SP

O evento promove cultura, moda, artesanato e culinária do Rio Grande do Sul

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter