Santos

Avançam obras de renovação da ciclovia da Afonso Pena em Santos

Projeto atenderá a 3km da ciclovia, até a Campos Melo

Da Reportagem

Publicado em 30/01/2024 às 20:53

Compartilhe:

Pista foi demolida, refeita e ganhou concreto pigmentado de cor vermelha, de baixa manutenção e alta resistência às intempéries / Divulgação/PMS

Em apenas dois dias, a ciclovia da Avenida Afonso Pena, em Santos, ganhou cerca de 300m de guias e sarjetas, construídas em processo contínuo, simultaneamente, por uma máquina extrusora de perfil de concreto. Os serviços começaram na segunda-feira (30), entre a Avenida Governador Mário Covas Jr. e a Rua Moema, na Ponta da Praia, primeiro trecho beneficiado pelo projeto da Prefeitura de requalificação da ciclovia.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O projeto atenderá a 3km da ciclovia, até a Campos Melo. A pista foi demolida, refeita e ganhou concreto pigmentado de cor vermelha, de baixa manutenção e alta resistência às intempéries.

“A pintura normalmente aplicada no concreto acaba desbotando com o uso e o tempo”, afirmou a arquiteta Marta Moura Ribeiro Leite Flores, da Seserp (Secretaria de Serviços Públicos), responsável pela supervisão das intervenções. A cor, explicou, é determinada pelas regras de trânsito e ambas as pistas contarão com baias de ultrapassagem.

O projeto envolve a demolição de 6.438m de meios-fios, 2.575m² de sarjetas, 1.288m² de asfalto e 5.866m² de calçadas. Na área da ciclovia, serão removidos 10.255m de cordonel de calçada e 7.125m² de asfalto, com a recuperação de outros 1.250m² de piso. 

Para ampliar a segurança viária na ciclovia, serão transferidas, ao todo, 76 árvores e efetuado o corte de raiz de 40 unidades vegetais.

MÁQUINA EXTRUSORA - A máquina extrusora desenha, de forma precisa, meios-fios e sarjetas em um processo contínuo. O concreto, moldado no próprio local, oferece maior qualidade, baixo custo operacional e garante o alinhamento nas divisórias de tráfego. Essa máquina de pavimentação também promove uma simetria linear, deixando a peça alinhada.

INVESTIMENTO – A requalificação da ciclovia está a cargo da empreiteira Sabino, vencedora da concorrência pública, e representa um investimento de R$ 7.748.830,05, sendo R$ 6.311.676,95 destinados pelo governo estadual, via Secretaria de Turismo e Viagens, e o restante, pelo Município. O prazo contratual é de 18 meses e a conclusão está prevista para este semestre, dependendo das condições do tempo.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Festa da Tainha termina neste final de semana no Litoral de SP

A entrada é gratuita e os visitantes pagam apenas pelo que consumirem

Cotidiano

Estrada do Litoral de SP tem bloqueios a partir deste final de semana; veja horários

Motorista precisa ficar esperto em todos os sentidos da via

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter