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Praia Grande

Para orientar população sobre o coronavírus, Praia Grande ampliará central telefônica

Atendimento é realizado diariamente pelos telefones 162 e 3495-1527

Da Reportagem

Publicado em 25/03/2020 às 14:02

Atualizado em 25/03/2020 às 14:08

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A ampliação do serviço foi debatida pelo prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, e o secretário de Saúde Pública da Cidade, Cleber Suckow Nogueira / Nair Bueno / Diário do Litoral

A Prefeitura de Praia Grande trabalha para ampliar a central telefônica que está realizando atendimento voltado a orientação, triagem e enfrentamento ao coronavírus. Atualmente, munícipes podem buscar informações através dos telefones 162 e 3495-1527. O objetivo da Administração Municipal é iniciar o funcionamento nos próximos dias de novos polos deste serviço com mais profissionais atuando.

A ampliação do serviço foi debatida pelo prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, e o secretário de Saúde Pública da Cidade, Cleber Suckow Nogueira. Os dois vistoriaram a central e acompanharam atentamente o trabalho da equipe no atendimento aos munícipes.

O serviço oferecido nesses telefones é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Cidade. Este grupo é composto por médicos, enfermeiros e outros profissionais do setor. O funcionamento ocorre diariamente, inclusive aos finais de semana, das 8 às 22 horas.

Na prática, por telefone qualquer pessoa da Cidade pode explicar sua condição de saúde para uma identificação e classificação de risco de contagio do Covid-19. Os profissionais aplicam o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde no aplicativo Coronavírus-SUS. A pessoa identificada como suspeita é agendada já no atendimento telefônico para consulta na Usafa de seu bairro.

A central telefônica específica sobre o coronavírus em Praia Grande teve início na segunda-feira (23). Até o momento, a Sesap totalizou 540 pessoas atendidas pela equipe da secretaria. Deste total, 38 pessoas foram agendadas para atendimentos nas Usafas e outras 12 encaminhadas para unidades do setor de Urgência e Emergência da Cidade.  

O atendimento telefônico também foi implantado para evitar que as pessoas utilizem de forma inadequada o sistema de saúde, o que pode causar aglomeração e até infectar alguém que está apenas com sintomas de uma doença de menor gravidade. Outra ação importante neste sentido utiliza a tecnologia como ferramenta. A população pode baixar no smartphone o aplicativo Coronavírus SUS, onde existe a possibilidade da realização de uma auto-avaliação do estado de saúde.

Ouvidoria – Os cidadãos podem continuar registrando suas manifestações na Ouvidoria Municipal através do atendimento eletrônico que funciona 24 horas, no site da Prefeitura (praiagrande.sp.gov.br) ou pelo aplicativo de smartphone Android e IOS, que se encontra com o nome Ouvidoria Praia Grande.

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