X

Praia Grande

Obras melhoram drenagem e sistema viário do Bairro Tupi, em Praia Grande

Prefeitura investiu R$ 11,7 milhões na execução dos serviços

Da Reportagem

Publicado em 29/12/2021 às 13:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A substituição da antiga rede de drenagem, por uma nova, que foi ampliada e interligada ao Canal Negro Velho, aumentou a capacidade de captação e condução das águas das chuvas / Divulgação/ PMPG

A Prefeitura de Praia Grande entregou oficialmente nesta segunda-feira (27) as obras de reforma da rede de drenagem e melhoria no sistema viário e circulação de pedestres no binário das ruas Tupi e Xavantes (Bairro Tupi). O evento, que teve a presença da prefeita Raquel Chini, foi marcado por caminhada ao longo das vias beneficiadas. O investimento totalizou R$ 11,7 milhões.

A principal ação realizada no bairro foi a substituição da antiga rede de drenagem, por uma nova, que foi ampliada e interligada ao Canal Negro Velho, aumentando a capacidade de captação e condução das águas das chuvas. "Com isso a possibilidade de pontos com poças em ruas do bairro será minimizada. E complementar a estes serviços foi realizada pavimentação de vias com bloquetes intertravados, além da urbanização das calçadas. Estas obras melhoraram não só o aspecto visual, como também a mobilidade urbana local, facilitando o acesso ao bairro e o trânsito de pedestres, ciclistas e motoristas".

A titular da Secretaria de Obras Públicas (Seop) Eloisa Ojea explicou que estas obras integram projeto de modernização de vias do Bairro Tupi, com a construção do novo canal (Negro Velho). "Com o crescimento do bairro ao longo dos últimos anos, houve um aumento na impermeabilização do solo e intensificação da construção civil. Ao realizar um estudo no local, a Prefeitura verificou que infelizmente algumas construções acabaram interferindo e comprometendo a capacidade de captação e o fluxo das águas, do antigo canal. Com este diagnóstico em mãos, a Administração Municipal decidiu investir na obra do Canal Negro Velho, entregue em 2020. E na sequência então iniciamos os trabalhos de reforma e interligação das redes de drenagem ao novo sistema de escoamento do bairro e juntamente foi elaborado um projeto de urbanização especial, que visou melhorar o aspecto visual e o sistema viário do bairro".

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Para Roberto de Oliveira da Silva, que reside e tem comércio na Rua Tupi, as melhorias nas ruas do bairro deram nova vida ao local: "com as novas calçadas as pessoas estão caminhando mais tranquilas e seguras. O acesso ao comércio ficou mais fácil. E quem vem de carro encontra um trânsito ordenado e local para estacionamento. Ficou bem organizado e com isso todos ganham. A Prefeitura fez um bom trabalho".

Já a comerciante e moradora na Rua Xavantes, Carla Rocha, ressaltou os benefícios que a nova drenagem trouxe para o bairro: "O que mais me agradou nesta obra foi que as poças de água que ficavam depois que chovia muito, sumiram. Para nós comerciantes e moradores essa melhoria foi muito importante, pois permite que as pessoas continuem circulando. Eu tenho um salão de beleza e percebi de imediato como essa mudança foi positiva. E tenho certeza que como eu todos, sejam moradores ou comerciantes, sentiram a diferença. Então só posso dizer que estou muito satisfeita com os trabalhos que a Prefeitura fez aqui no bairro".

O projeto de pavimentação de vias contemplou as ruas Tupi e Xavantes, que são importantes ligações entre a área da praia, a Av. Pres. Castelo Branco, e a Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas (marginal da Via Expressa Sul), as Ruas Bororós e Paje são transversais que auxiliam no fluxo do trânsito e no acesso ao entorno. Também a Av. Pres. Kennedy, trecho entre as ruas Tupi e Xavantes, ganhou nova pavimentação com bloquetes intertravados de concreto e as calçadas com Pedra São Thomé.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Obras da estação de passageiros, em Santos, entram em nova fase

Reforma visa a modernização de toda a estrutura; horários previstos de saída das embarcações poderão sofrer alterações

Educação

Areia Branca, em Santos, terá hospital pediátrico e escola infantil

Novo complexo na Zona Noroeste também terá áreas voltadas à prática esportiva; pedra fundamental foi lançada nesta sexta (14)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter