Fiscalização

Duas construções irregulares em área congelada no Bairro Ribeirópolis são demolidas

Praia Grande segue intensificando ações para evitar novas invasões

Da Reportagem

Publicado em 21/06/2022 às 09:10

Atualizado em 21/06/2022 às 09:14

Compartilhe:

Duas construções irregulares em área congelada no Bairro Ribeirópolis são demolidas / Foto: Prefeitura de Praia Grande

A Prefeitura de Praia Grande retirou duas construções irregulares em  área de proteção congelada que fica localizada no Bairro Ribeirópolis.  A ação ocorreu nesta segunda-feira (20) e contou com a atuação de diversas secretarias municipais. O Município segue intensificando o  trabalho para coibir este tipo de invasão ilegal.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

As construções irregulares foram descobertas durante patrulhamento  preventivo efetuado por uma equipe do Grupamento Ambiental da Cidade,  setor da Guarda Civil Municipal (GCM). Equipes das pastas de Urbanismo  (Sesurb) e Serviços Urbanos (Sesurb) foram acionadas e iniciaram os  trabalhos no local.

Por se tratar de uma área que passou por um processo de congelamento,  no local não é permitido mais nenhuma invasão. Na oportunidade, um  levantamento socioeconômico foi realizado, assim como um cadastramento  habitacional das famílias que estavam no local. Desta forma, a  Administração Municipal tem total noção da quantidade de construções  irregulares existentes e consegue evitar novas submoradias.

“Os trabalhos efetuados no Ribeirópolis foram realizados sem  intercorrência, com mão de obra Sesurb e acompanhamento da Seurb. Será  alinhada com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) a retirada do RCC e  também novos posicionamentos de bloqueios de new jersey para coibir o  avanço da ocupação irregular” comentou o inspetor do Grupamento  Ambiental, Fábio Marques.

Comissão
Praia Grande conta com uma Comissão Especial de Proteção de  Áreas que tem como principal objetivo identificar todas as ocupações  desordenadas em locais de preservação e risco, estabelecendo as  medidas necessárias para a proteção desses espaços e também das  famílias ocupantes. O órgão é composto por representantes das  secretarias municipais de Habitação, Meio Ambiente, Urbanismo,  Assuntos de Segurança Pública, além da Procuradoria Municipal. Também  apoiam os trabalhos órgãos de segurança como a Guarda Civil Municipal,  Grupamento Ambiental da Cidade, além das polícias Militar, Militar  Ambiental, Civil e o Radiopatrulhamento Aéreo.

Satélite
Os trabalhos efetuados pela Cidade contam com um importante  aliado, um satélite da Polícia Federal que disponibiliza diariamente  imagens das áreas que são monitoradas. O Município, que assinou convênio do Programa Brasil MAIS – Meio Ambiente Integrado e Seguro -  com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) relacionado ao  serviço, é o primeiro da região a utilizar a moderna ferramenta.

Câmeras
Praia Grande também utiliza as câmeras do Centro Integrado  de Comando e Operações Especiais (Cicoe) neste monitoramento. São 28  equipamentos do tipo direcionados de forma específica para as áreas, algumas delas com a tecnologia OCR (sistema de reconhecimento).
 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Rumo, Santos Brasil e Movecta abrem várias vagas de emprego no Litoral de SP

Há mais chances para candidatos com ensino técnico, ensino superior e ensino médio

Cotidiano

Correios divulga mais detalhes de edital de concurso com salário de R$3 mil; veja

A instituição tem uma política que apoia as minorias

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter