X

Polícia

Sindicato exige punição de policiais que agrediram jornalista do Lance

Em nota, Secretaria de Segurança Pública garante que vai apurar o ocorrido e agir com rigor

Gilmar Alves Jr.

Publicado em 01/12/2014 às 17:14

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A direção da Regional de Santos, Baixada Santista e Vale do Ribeira, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), protocolou na tarde desta segunda-feira, no comando do 6º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI), na Ponta da Praia, em Santos, um ofício solicitando a investigação dos policiais militares, envolvidos em uma suposta agressão ao jornalista Bruno Cassucci de Almeida, correspondente do jornal Lance. O caso ocorreu no início da noite do último domingo, dia 30.

O diretor regional do Sindicato, Carlos Ratton, aguarda uma reunião nos próximos dias com o comandante do Batalhão, coronel PM Ricardo Ferreira de Jesus. Durante todo o dia de ontem, dezenas de jornalistas e cidadãos manifestaram apoio ao profissional e à atitude do Sindicato.    

Bruno Cassucci estava cobrindo o jogo envolvendo Santos e Botafogo. O correspondente do Lance estava registrando um confronto entre torcedores após a partida quando foi abordado por uma policial que, segundo ele, o mandou abandonar o trabalho com as seguintes palavras: “vaza. Dá linha, curioso”.
Bruno ainda afirma que, sob a mira de um revólver, foi obrigado a encostar-se a uma parede e submetido a uma revista agressiva. Na sequência, os policiais pediram para o jornalista abrir a mochila e, após tomar seu celular, apagaram todas as imagens obtidas.  

O ofício foi registrado no 6º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI), na Ponta da Praia, em Santos (Foto: Reprodução)

Ainda segundo o relato do correspondente do Lance, os policiais mandaram Bruno não olhar para trás e, quando o jornalista olhou para o celular, foi agredido no rosto. Segundo o profissional, um oficial disse que ele estava ali para ‘defender torcedores’ e que ‘a mídia só mostra quando a polícia bate nesses (torcedores)’.

No depoimento, postando em seu perfil na rede social, Bruno conta que um policial se colocou entre o jornalista e a parede, pegou uma bomba de efeito moral, puxou a calça de Bruno e colocou o artefato dentro dela: ‘você não é macho? Quero ver ser macho agora’, disse o PM. A mesma policial que o havia abordado no primeiro momento ainda disse: ‘quer levar para casa? Tenho várias outras, pode levar’.

“Diante de toda essa atrocidade, dessa falta de preparo, dessa afronta à cidadania, ao trabalho e a dignidade humana, exijo a punição de todos os policiais que abordaram o jornalista Bruno Cassucci de Almeida, que em visita ao batalhão poderá identificar um por um”, afirma o diretor regional Carlos Ratton.

Secretaria

A Secretaria de Segurança Pública, por intermédio da sua Assessoria de Imprensa, garantiu ontem que não tolera a prática de abusos por policiais e informou que um inquérito policial militar (IPM) foi aberto para apurar os fatos relatados pelo jornalista Bruno Cassucci. “Se ficarem comprovadas as afirmações do repórter, os policiais serão punidos na forma da lei", finaliza a nota oficial.
 

 

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Veja imagens da destruição do Escolástica Rosa; VÍDEO

Inaugurado em 1908, o local foi responsável pela formação de milhares de santistas e hoje agoniza

Cotidiano

Frente fria vai romper onda de calor e chega no Litoral de SP no dia 14

Segundo a previsão do tempo, nesta quarta-feira (8), os termômetros vão a chegar 35° e a sensação pode chegar a 41°

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter