Quatro detentos fazem buraco em alambrado e dois deles escapam da Penitenciária I de SV

Com a ação dos agentes penitenciários, dois deles desistiram e voltaram para a ala

Comentar
Compartilhar
25 JAN 2021Por Gilmar Alves Jr.17h28
A fuga ocorreu na Penitenciária I de São Vicente durante a tarde de domingo (24)Foto: Reprodução/Google Maps

Quatro detentos do regime semiaberto da Penitenciária I de São Vicente fizeram um buraco no alambrado que cerca a ala onde ficam, na tarde de domingo (24), e iniciaram fuga, sendo que dois deles conseguiram escapar. Com a ação dos agentes penitenciários, dois acabaram desistindo e voltaram para a ala, segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Os detentos que consumaram a fuga pularam um muro e se embrenharam na mata que circunda a unidade, situada na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, no Samaritá, na Área Continental de São Vicente.

Servidores da SAP fizeram buscas e a Polícia Militar também foi acionada para tentar recapturar os dois fugitivos.

“Quando recapturados, os custodiados perderão o direito ao regime semiaberto, regredindo ao fechado. As alas de regime semiaberto não dispõem de altas muralhas nem de vigilância armada, sendo cercadas por alambrados. A permanência do preso nesse regime se deve mais pela autoconsciência do preso do que por mecanismos de contenção”, informou a SAP, em nota.

A Penitenciária I de São Vicente, segundo dados do balanço de 22 de janeiro, tinha capacidade para 209 detentos na ala do semiaberto e abrigava 198. A capacidade da unidade no regime fechado é para 1.048 presos e havia 1.270.